Como será a semana, depois de um fim-de-semana abrasador?

A semana arrancou com um calor abrasador, por todo o território. Tanto as temperaturas máximas como as mínimas aumentaram substancialmente, resultando num calor tórrido, com valores acima dos 40º C, em várias regiões.

calor; temperaturas elevadas
Esta subida significativa das temperaturas resultou em avisos meteorológicos por quase todo o país.

A semana iniciou com céu limpo, acompanhado de um aumento significativo das temperaturas mínimas e máximas, especialmente no norte do país, que levou à emissão de vários avisos meteorológicos, devido à persistência de temperaturas elevadas.

No dia de hoje (segunda-feira), apenas o distrito de Faro se encontra fora da lista dos distritos sob aviso meteorológico. Os distritos de Viana do Castelo, Porto e Aveiro estão sob aviso amarelo até à meia-noite de 9 de agosto, enquanto os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Beja estão sob aviso laranja, pelo menos até ao dia 8 de agosto, no caso de Beja e Braga, podendo ir até dia 10, como no caso de Bragança.

Sob aviso vermelho estão ainda os distritos de Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Setúbal. Estes avisos deverão continuar em vigor até à meia-noite do dia 8 de agosto.

Como será o resto da semana? O calor manter-se-á?

Havíamos avançado aqui, que segunda e terça-feira seriam dois dias muito quentes e que talvez terça fosse ser ainda mais quente do que segunda-feira. Contudo, a previsão sofreu uma ligeira alteração que nos mostra que apesar de terça-feira poder vir a registar temperaturas elevadas ou extremamente elevadas em alguns locais do centro e sul do país, como Castelo Branco e Évora, que podem chegar aos 40º C, esta não será mais, nem tão quente, como o dia de hoje.

Esta diferença deverá notar-se essencialmente no noroeste de Portugal Continental, onde a temperatura máxima estimada para o distrito de Viana do Castelo é de 25º C e para o distrito do Porto deverá ser de 29º C. Lisboa deverá alcançar os 28º C e os restantes distritos, deverão ultrapassar facilmente os 30ºC, podendo chegar perto dos 40º C.

A partir de quarta-feira devemos notar ainda mais a descida da temperatura, mais uma vez, com especial ênfase para Viana do Castelo e Porto, onde a máxima deverá ser de 21º C e 23º C, respetivamente. Aqui também o céu deverá escurecer e apresentar algumas nuvens, ainda que sem previsão de precipitação. O mesmo acontecerá em Lisboa e Faro, onde a máxima deverá ser de 27º C e 30º C, respetivamente.

Quanto aos restantes distritos, o céu deverá apresentar-se parcialmente nublado, com bastantes abertas e as temperaturas serão acima das supracitadas, podendo variar entre os 30º C (Coimbra) e os 38º C (Bragança).

Apesar desta descida prevista a partir de amanhã, na quinta e na sexta-feira, as temperaturas deverão voltar a aumentar no sul do país, para uma máxima de 38º C para o distrito de Faro.

E nos arquipélagos?

Para o arquipélago dos Açores esperam-se temperaturas amenas, em volta dos 25º C, para todos os grupos, com céu nublado, podendo haver ocorrência de precipitação ao longo da semana, ainda que pouco significativa.

Na Madeira, o cenário é mais estável, a nível atmosférico e as temperaturas podem variar entre os 23º C em São Vicente, no início da semana, e os 26º C na Calheta e no Funchal, mais para o final da mesma.