Tempo em Portugal para os últimos dias de agosto: como estará?

Os últimos dias têm registado temperaturas abaixo das que se registaram na semana passada. Para além disto, o vento também tem feito parte do quotidiano e as temperaturas mínimas encontram-se baixas em praticamente todo o país.

previsão do dia 30 e 31 de agosto;
A temperatura deverá sofrer um ligeiro aumento generalizado entre hoje e amanhã.

À semelhança do que tem acontecido, os últimos dias de agosto serão soalheiros, com a presença de algumas nuvens, vento e com temperaturas máximas que podem variar entre 21º C e os 34º C.

Quarta-feira, dia 30: o que esperar?

O dia de hoje contará com sol e algumas nuvens dispersas em quase todo o território, com exceção do Baixo Alentejo e Algarve, onde as temperaturas também serão mais elevadas, podendo chegar aos 32º C nos distritos de Beja e Faro, seguidos de 31º C para os distritos de Évora, Portalegre e Castelo Branco.

na região Norte, a temperatura máxima mais alta esperada deverá ser de 28º C para o distrito de Vila Real, sendo que a máxima mais baixa não deverá ultrapassar os 21º C em Viana do Castelo. O vento deverá manter-se, contudo, poderá intensificar-se durante o período da tarde, especialmente no litoral Norte e Sul.

Quanto às temperaturas mínimas, estas sofreram uma ligeira diminuição, pelo que a mais baixa não deverá ultrapassar os 11º C nos distritos de Bragança e Guarda. Já a mínima mais elevada deverá chegar aos 20º C no distrito de Faro.

velocidade do vento;
Previsão da velocidade do vento, para quarta-feira, 30 de agosto, às 18h.

E quanto a quinta-feira, dia 31?

De quarta para quinta-feira deverá denotar-se um pequeno aumento das temperaturas máximas, um pouco por todo o país, sendo que a maior parte dos distritos poderá ultrapassar a marca dos 30º C nos termómetros, à exceção dos distritos do Porto (25º C), Viana do Castelo (22ºC), Bragança (29ºC), Guarda (26ºC), Lisboa (27ºC) e Faro (28º C).

A temperatura mais elevada para este dia deverá ser de 34º C para o distrito de Beja, seguido de 33ºC para Castelo Branco e Évora. Porém, e tendo em conta este pequeno aumento da temperatura máxima, a mínima deverá baixar muito ligeiramente, ainda que de forma quase homogénea. Apenas alguns distritos como Viana do Castelo, Vila Real, Bragança e Guarda, deverão manter ou denotar uma subida de 1º C.

E os arquipélagos?

Tanto os Açores como a Madeira têm previsão de chuva para os últimos dias do mês, contando, assim, com o céu muito nublado. Já as temperaturas não deverão ultrapassar os 24ºC no arquipélago dos Açores, nem os 25º C no arquipélago da Madeira.