Veja uma lua crescente perto de Marte enquanto caem estrelas cadentes: o céu noturno desta semana

Esta semana há uma Lua Nova, o que faz com que esta seja uma das melhores alturas do ano para observar as estrelas no hemisfério norte. Saiba aqui como será a semana em relação à astronomia.

astronomia; estrelas
Esta está a ser a semana ideal para planear uma viagem de observação de estrelas ou para organizar uma festa das estrelas.

Não só a verdadeira escuridão regressou às latitudes setentrionais, como também não há luar e a Via Láctea está em alta. Esta está a ser a semana ideal para planear uma viagem de observação de estrelas ou para organizar uma festa das estrelas. Saia de casa, olhe para cima e delicie-se com as maravilhas do céu noturno.

O céu noturno desta semana: entre 14 a 20 de agosto de 2023

Segunda-feira, 14 de agosto: estrelas cadentes

Com o pico da chuva anual dos meteoros Perseidas há apenas algumas noites, ainda foi possível encontrar estrelas cadentes em céus escuros. O melhor conselho, quando esta probabilidade existir é ir para um local sem poluição luminosa, embora também seja necessário um céu perfeitamente limpo.

Quarta-feira, 16 de agosto: Lua Nova

Tivemos um céu noturno escuro e sem lua nesta noite, uma vez que o nosso satélite natural desliza para o brilho do sol, do nosso ponto de vista. A lua nova assinala também o início de um novo mês lunar, pelo que nas próximas noites podemos esperar ver uma bela lua crescente acima do horizonte ocidental, logo após o pôr do sol.

Sexta-feira, 18 de agosto: Lua Crescente e Marte

Olhe para oeste depois de escurecer e terá a bela visão de uma fina lua crescente a apenas um grau de Marte. Poderá precisar de binóculos para ver isto (embora qualquer par seja suficiente).

Constelação da semana: Sagitário ou Bule de Chá

A constelação de Sagitário, o Arqueiro, é uma visão fabulosa nos céus noturnos de verão, porque faz parte dos densos campos estelares da nossa galáxia Via Láctea. Na verdade, fica perto do centro da galáxia, por isso, se olharmos para Sagitário, estamos a olhar para o ponto central da galáxia.

Contudo, a visão chave aqui não é a forma de um "Arqueiro". Para tornar a constelação mais fácil de identificar, costuma-se apresentar um desenho alternativo mais óbvio, que forma o asterismo mais famoso do Sagitário - o Bule de Chá, como podemos observar na imagem abaixo.

constelação de Sagitário
Apesar de a forma original desta constelação ser um Arqueiro, quando observada, parece ter a forma de um Bule de Chá.

Objeto da semana: A Nebulosa do Anel

A cerca de 2.000 anos-luz de distância, na constelação de Lyra, esta nebulosa planetária brilhante e colorida é melhor observada através de um telescópio de seis polegadas. Ver claramente os restos de uma estrela que explodiu é muito mais fácil se estivermos longe da poluição luminosa. Esta foi recentemente captada com grande pormenor pelo Telescópio Espacial James Webb.