Veja a "Super Lua Azul" a nascer com Saturno: o céu noturno desta semana

A "Super Lua Azul" será a segunda lua cheia do presente mês de Agosto. Para além desta, existem outros eventos astronómicos esta semana. Veja aqui quais são!

lua azul
A Lua Azul não tem cor azulada. É chamada assim, pois é a segunda lua cheia num só mês.

São diversos os eventos astronómicos que podemos observar ao longo do ano. Aqui fica o resumo do céu noturno desta semana: 28 de agosto a 3 de setembro de 2023.

Apesar de ser apenas um nome (não, a lua não vai parecer azul!), esta semana acontece a segunda lua cheia de agosto - sendo por isto que esta lua é apelidada de Lua Azul.

Esta acontece a cada 2.7 anos, embora este ano valha a pena vê-la por duas razões: a lua cheia, quando aparece no horizonte com um aspeto alaranjado, é sempre uma visão deslumbrante. E Saturno no seu maior, mais brilhante e melhor brilho vai brilhar ao lado da "Super Lua Azul". Estas são duas razões para sair à rua e olhar para cima esta semana - mas há muitas outras.

Segunda-feira, 28 de agosto: Urano Retrógrado

De dia 28 de agosto de 2023 a 27 de janeiro de 2024, Urano estará num período de aparente movimento retrógrado enquanto estiver na constelação de Touro - parecendo andar para trás no céu. A Terra orbita o Sol muito mais depressa do que os planetas exteriores, pelo que ocasionalmente os ultrapassa.

Como Urano demora 84 anos a orbitar o Sol, a sua fase de "retrocesso" parece durar muitos meses. É tudo e apenas uma questão de perspetiva e não tem qualquer significado para os humanos.

Quarta-feira, 30 de agosto: Uma 'Super Lua Azul' nasce perto de Saturno

A terceira e última lua cheia do verão no hemisfério norte será uma "Super Lua Azul", porque é a segunda lua cheia num mês, algo que está destinado a acontecer num certo período de tempo, pois a lua demora 29 dias a orbitar a Terra.

É também a lua cheia mais próxima da Terra em 2023, pelo que será a melhor "superlua" do ano. Ficará cheia a 357.344 km da Terra e será a maior e mais brilhante lua cheia do ano. Terá o seu melhor aspeto ao nascer da Lua em duas noites sucessivas, quarta-feira, 30 de agosto, e quinta-feira, 31 de agosto. Atenção a Saturno, que estará apenas 2,5º acima da lua cheia quando esta nascer.

Quinta-feira, 31 de agosto: triângulo de verão

Apesar da presença de uma forte luz da lua, será capaz de ver este sinal de verão se estiver acima do equador. Composto por três estrelas brilhantes - Vega, Deneb e Altair - o "Triângulo de verão" é um asterismo (e não uma constelação) que se encontra no céu em setembro.

Sábado, 2 de setembro: o Grande Aglomerado Globular de Hércules

Com a lua a nascer agora ao fim da noite, é altura de encontrar um telescópio e apontá-lo para uma das mais espantosas vistas dos céus de verão do hemisfério norte. Aponte-o para o Grande Aglomerado Globular de Hércules (M13) e verá uma mancha difusa que é a luz colectiva de 300 mil estrelas antigas a cerca de 25 mil anos-luz de distância.

Domingo, 3 de setembro: Delphinus, 'O Golfinho' e Sagitta, 'A Flecha'

Uma vez que sabe onde está o "Triângulo de verão", pode começar a procurar formas mais pequenas de estrelas à sua volta. À esquerda de uma linha entre as brilhantes estrelas de canto Deneb e Altair está a pequena e cintilante constelação de Delphinus, "O Golfinho", enquanto que logo acima de Altair está a pequena Sagitta "A Flecha".