IPMA eleva Portugal continental a aviso amarelo de chuva e trovoada para sexta e sábado: eis as zonas mais afetadas

Uma depressão fria está a afetar Portugal continental e a Madeira, tendo o IPMA emitido aviso amarelo para todos os distritos do continente e regiões do arquipélago. Confira a previsão!

Segundo o IPMA, todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo de precipitação e trovoada até sábado. Faro encontra-se apenas sob aviso amarelo de chuva, entre as 3h e as 12h de amanhã, dia 2 de maio.

A depressão fria que está a afetar a Madeira e Portugal continental já deu lugar a aviso amarelo para todo o continente e para este arquipélago.

Esta instabilidade deve-se a uma depressão fria que nos começou a afetar no dia 30 de abril, quarta-feira, tendo resultado numa descida abrupta das temperaturas máximas e no regresso da chuva e granizo a vários locais da região Centro. Esta deverá continuar a influenciar o estado de tempo até domingo.

Portugal continental e arquipélago da Madeira repletos de avisos amarelos

Para amanhã, sexta-feira, os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estarão sob aviso amarelo de chuva e trovoada até às 21h.

Quanto a sábado, encontram-se, para além dos distritos supracitados, sob aviso amarelo de chuva e trovoada os distritos de Beja, Lisboa e Setúbal, entre as 12h e as 18h.

probabilidade de chuva
As regiões Norte e Centro deverão contar com mais episódios de chuva forte e trovoada.

O arquipélago da Madeira também está todo sob aviso amarelo devido à chuva, vento e agitação marítima, à exceção das Regiões Montanhosas, cujo aviso é apenas para precipitação. Todos estes avisos para a Madeira, serão levantados ainda hoje, até às 21h.

Os próximos dias serão chuvosos e contarão com trovoada

Ainda que hoje haja uma pequena trégua no tempo adverso, com um dia parcialmente nublado, mas com pouca chuva, amanhã, sexta-feira, espera-se o regresso da precipitação a praticamente todo o país.

A partir das primeiras horas da madrugada, esta começará a cair de forma dispersa, ainda que localmente possa contar com episódios de chuva forte especialmente no Norte e Centro. Ao longo das horas irá estender-se ao resto do território. Devendo ser acompanhada de trovoada, a partir das primeiras horas da tarde, sendo que ao final do dia, se espera uma ligeira melhoria destas condições.

No sábado, a chuva volta, também de forma gradual, e por vezes forte, começando pelas regiões Norte e Centro, estendendo-se a toda a geografia continental, podendo ser acompanhada de trovoada.

À semelhança de sexta-feira, também se espera uma melhoria gradual ao final do dia de sábado, ainda que domingo se adivinhe igualmente chuvoso, ainda que desta vez, a chuva se deva concentrar nas regiões Norte e Centro e com menor intensidade.