Tempo para a primeira semana de novembro: irá a chuva deixar-nos?

As semanas anteriores fustigaram parte do país, principalmente a região Norte, com muita chuva e vento, provenientes de algumas tempestades nomeadas. Como será a semana que se avizinha? Saiba aqui!

Depois de dias consecutivos de muita chuva e vento, que causaram ínumeros estragos, em pouco por todo o país, devido às inundações e cheias resultantes, espera-se que a próxima semana seja mais calma.

Apesar do nosso modelo de confiança mostrar ainda alguns episódios de preciitação durante a próxima semana, estes não serão tão intensos, nem tão persistentes como os que passamos nas últimas semanas, em que fomos atingidos por diversas tempestades.

O dia de hoje ainda foi bastante chuvoso, ainda que com intervalos de sol, essencialmente na região Norte. O vento, felizmente, acabou por dar tréguas ao final do dia de ontem.

Contudo, o país ainda se encontra sob aviso laranja em toda a costa continental, devido à agitação marítima. Todos os distritos do litoral estão sob este aviso até às 3h da manhã do dia 6 de novembro, à exceção dos distritos de Faro, Beja e Setúbal, cujos avisos deverão continuar apenas até à meia-noite.

A primeira semana de novembro inicia-se mais calma... mas como irá terminar?

A madrugada de segunda-feira contará com alguns aguaceiros dispersos nos distritos do litoral norte, podendo alastrar para os distritos do interior e centro, ainda que com pouca acumulação. Já ao longo do dia, estes aguaceiros deverão dispersar.

A próxima semana mostra uma tendência para mais chuva durante as madrugadas e dias mais secos.

Na terça-feira, a tendência repete-se. Poderá haver episódios de chuva entre os distritos de Viana do Castelo e Coimbra, ligeiramente mais intensos que na madrugada anterior, ainda que também se devem dissipar antes de amanhecer, dando lugar a um dia praticamente seco.

A partir da madrugada de quarta-feira o cenário altera-se novamente. A chuva volta a entrar no nosso território pelo noroeste, alastrando-se a toda a região norte, dispersando para o centro e sul do país. Desta feita, a chuva deverá manter-se em Portugal Continental, pelo menos, até sexta-feira.

mapa de acumulação de precipitação
Acumulação de precipitação em Portugal, na próxima sexta-feira, às 3h da manhã.

Quinta-feira deverá contar com chuva, a partir da madrugada, por praticamente todo o país, podendo esta dispersar-se ao final do dia. O valor de maior acumulação de precipitação neste dia, deverá ser de 4.5 mm, para Pombal, no distrito de Leiria.

Por fim, sexta-feira, à semelhança dos dias anteriores, iniciará as primeiras horas com bastante chuva, também espalhada por todo o continente português, podendo esta começar a dissipar-se a partir do início da tarde, dando lugar a um final de tarde e dia sem precipitação.

E quanto às temperaturas?

A semana inicia-se com temperaturas mais baixas das que temos vindo a presenciar. A temperatura máxima mais alta para segunda-feira será de 19º C para o distrito de Faro e a mais baixa será de 8º C para o distrito da Guarda.

As mínimas sofrem uma descida generalizada, sendo que a mínima mais baixa será de apenas 2 ºC para os distritos da Guarda e Bragança. Já a mínima mais alta será de 12 ºC para o distrito de Faro.

A partir de quarta-feira as temperaturas aumentam ligeiramente, sendo que na quinta-feira é quando se denota um aumento maior nas temperaturas mínimas, onde a mínima mais baixa será de 9 ºC para a Guarda. A temperatura máxima mais elevada deverá ser de 20 ºC para Faro.