
Há um inseto originário da América do Norte que é capaz de 'sugar' os pinhões nacionais. Chegou a Portugal pela primeira vez há mais de 10 anos. Conheça a espécie exótica que é encarada pelos produtores do pinhão como uma autêntica praga.
Há um inseto originário da América do Norte que é capaz de 'sugar' os pinhões nacionais. Chegou a Portugal pela primeira vez há mais de 10 anos. Conheça a espécie exótica que é encarada pelos produtores do pinhão como uma autêntica praga.
Estão à vista mudanças significativas na dinâmica atmosférica a médio prazo. O anticiclone centrado sobre a Europa enfraquecerá gradualmente e as depressões começarão a chegar a Portugal procedentes do Atlântico a partir deste fim de semana. Saiba mais na previsão!Mais informação: Fim de semana em Portugal: o que esperar do tempo e onde se prevê mais chuva?
Em poucos dias o sol e o frio darão lugar às depressões e frentes que irão descarregar chuva abundante em Portugal continental. Também está previsto um temporal de fortes ventos ábregos. Saiba mais na previsão!
Até sábado prevê-se sol e muito frio matinal e noturno, mas o tempo estável tem os dias contados. A partir de domingo, 19 de janeiro, a chegada de uma frente marcará o regresso da chuva a Portugal!Mais informação: Em poucos dias, Portugal poderá passar de um frio polar de até -6 ºC para uma frente atlântica com chuva
O modelo de referência da Meteored acaba de atualizar as suas previsões para a segunda quinzena de janeiro, e os mapas sugerem que as depressões se aproximarão novamente de Portugal: eis os seus potenciais efeitos!
Embora a semana arranque com tempo estável e noites frias em grande parte do território de Portugal continental, já se vislumbram mudanças meteorológicas provenientes do Atlântico. Saiba quando e onde na nossa previsão!Mais informação | Até quarta-feira o “congelador ibérico” estará ativo: estas 5 cidades de Portugal registarão temperaturas abaixo de 0 ºC
As altas pressões e a aproximação do ar polar continental provocarão a ativação do “congelador ibérico”. Eis as zonas de Portugal continental mais expostas ao tempo frio e a outros fenómenos meteorológicos nos próximos dias. Saiba mais na previsão!
O estabelecimento das altas pressões, o vento de Leste e a aproximação de uma massa de ar polar continental provocarão uma descida acentuada das temperaturas em Portugal continental nos próximos dias. São esperados até -4 ºC em várias cidades e povoações. Saiba mais na previsão!
As Pedras Parideiras, no Arouca Geopark, são um fenómeno geológico raro que continua a causar furor e admiração aos visitantes e aos cientistas. Conheça os mecanismos por detrás da sua formação!
O adeus à chuva está para breve. A partir de domingo, 12 de janeiro, o tempo mudará em Portugal continental. Além do anticiclone, os ventos de Es-Nordeste e a aproximação do ar polar continental serão responsáveis por vários novos fenómenos meteorológicos. Saiba mais na previsão!
A aproximação de uma massa de ar polar provocará uma descida acentuada das temperaturas em Portugal a partir do próximo domingo, 12 de janeiro. Além do frio, que outros fenómenos serão protagonistas da meteorologia? Saiba mais na previsão do tempo!
Apesar da crescente influência das altas pressões nos próximos dias, prevê-se a chegada de uma nova frente, alimentada por um rio atmosférico, e a provável entrada de um fluxo de nordeste, posteriormente. Eis os fenómenos meteorológicos previstos para Portugal!
Sem tréguas na instabilidade! Uma frente fria gerada por uma nova depressão chegará esta quarta-feira, 8 de janeiro, a Portugal continental. Eis as regiões mais afetadas pela chuva, vento e agitação marítima e o período mais crítico do temporal!
Após a passagem de Floriane, uma nova depressão irá aproximar-se de Portugal continental em breve, trazendo chuva, vento forte, agitação marítima e até mesmo trovoada a várias regiões. Nalgumas zonas preveem-se acumulações superiores a 100 mm. Saiba mais na previsão!
Apesar da aproximação de várias depressões e da chegada das respetivas frentes a Portugal nos próximos dias, um anticiclone de bloqueio poderá desenvolver-se no norte da Europa na reta final da próxima semana. Saiba como poderá afetar o tempo no nosso país!
O anticiclone vai enfraquecer e deslocar-se nos próximos dias, permitindo a chegada de várias frentes, uma das quais atravessará Portugal continental entre 5 e 6 de janeiro, coincidindo com a Véspera do Dia de Reis e a Epifania do Senhor. Saiba mais na previsão!
Neste arranque de 2025 o tempo anticiclónico, com nevoeiro persistente nalguns locais, manteve-se. Porém, a atual situação está prestes a mudar. Vai chover em grande parte de Portugal continental nos próximos dias. Saiba mais na previsão!
Após um dezembro que terminará com nevoeiro denso e tempo frio numa parte significativa do nosso país, o modelo de confiança da Meteored acaba de atualizar as suas previsões para janeiro. Estará à vista chuva abundante, neve ou até mesmo alguma vaga de frio em Portugal?
Anticiclone continuará ‘rei e senhor’ da meteorologia em Portugal continental, mas não por muitos dias… A chuva e a neve poderão estar de regresso! Ademais, nalgumas zonas, prevê-se tempo frio e nevoeiro para a Passagem de Ano. Avisos amarelo e laranja já foram emitidos!
Em certas zonas montanhosas, a neve adquire uma tonalidade rosada impressionante, cujas causas têm sido especuladas ao longo da história. Conheça um dos fenómenos meteorológicos que mais tem fascinado a curiosidade humana ao longo dos séculos.