
Para trás ficou um setembro com dias de muito calor e incêndios, mas também de chuvadas em várias zonas de Portugal. Como se prevê o arranque de outubro? Haverá chuva abundante para mitigar a situação de seca que volta a afligir várias regiões?
Para trás ficou um setembro com dias de muito calor e incêndios, mas também de chuvadas em várias zonas de Portugal. Como se prevê o arranque de outubro? Haverá chuva abundante para mitigar a situação de seca que volta a afligir várias regiões?
Após a depressão Aitor chegou uma massa de ar polar marítima que, em poucas horas, provocará em Portugal continental uma descida generalizada das temperaturas. Porém, o frio será efémero. O que se espera dos tempo para os próximos dias? Eis a previsão.
Após a Depressão Aitor e o rio atmosférico destes últimos dias, Portugal continental registará tréguas nas condições meteorológicas adversas. Porém, é possível que isto seja “sol de pouca dura”. Estará a tempestade tropical Isaac a caminho do nosso país? Analisamos aqui essa possibilidade.
Vem aí uma massa de ar polar marítima que deixará as temperaturas abaixo da média para a estação. Nalgumas regiões de Portugal preveem-se mínimas inferiores a 10 ºC ou inclusive abaixo dos 5 ºC. Eis a previsão do tempo.
Vários distritos de Portugal continental sob aviso amarelo e laranja devido à chegada da depressão Aitor e de um rio atmosférico que nos liga às Caraíbas. Saiba quando será o período mais crítico e os efeitos mais adversos.
Esta semana o tempo vai mudar radicalmente em Portugal devido à possível chegada da primeira tempestade de grande impacto do outono e de um rio atmosférico que vai reforçar a chuva em vários distritos.
Nos próximos dias ocorrerá uma mudança drástica no estado do tempo em Portugal continental, com um fluxo de Oeste que estimulará a chegada de um rio atmosférico e de frentes muito ativas.
Em que consiste uma 'tempestade zombie' e como é que se formam durante a temporada dos furacões no Atlântico? Contamos-lhe tudo aqui e analisamos a possibilidade de impacto desta ‘tempestade zombie’ nos Açores.
Uma nova e significativa alteração na circulação atmosférica sobre a Europa e o Atlântico Norte vai trazer uma mudança drástica de tempo: Portugal poderá estar perante o primeiro temporal atlântico de outono.
A primeira vaga de aguaceiros associada à depressão retrógrada chegou hoje a Portugal continental e será crucial nos próximos dias para o combate aos incêndios. Porém, apesar da chegada da chuva, há vários riscos e perigos para os solos ardidos.
Está iminente uma mudança no estado do tempo em Portugal continental. A provável chegada de precipitação amanhã a várias regiões do país constituirá uma ajuda fulcral no combate aos incêndios que assolam o nosso país. Eis a previsão.
Estamos à beira daquele que será provavelmente o mais importante episódio de chuva do ano, uma vez que a chuva que começará a chegar ao país nos próximos dias será fulcral para auxiliar os bombeiros no combate às chamas que assolam Portugal continental.
Apesar da elevada incerteza, muitos modelos começam a apostar na potencial chegada de linhas de instabilidade associadas à atual depressão tropical Gordon (possível furacão) ao arquipélago dos Açores. Saiba qual a probabilidade de impacto e quais as ilhas potencialmente mais afetadas.
Nos próximos dias as temperaturas elevadas e o tempo irá manter-se, mas a partir de quinta-feira prevê-se uma mudança brusca nas condições meteorológicas. Ditará isto o rumo dos incêndios em Portugal continental? Eis a previsão!
A primeira quinzena de setembro em Portugal foi geralmente estável, seca e com alguma variabilidade nas temperaturas. O modelo de referência da Meteored acabou de atualizar a previsão para a segunda metade do mês. Saiba o que esperar do tempo!
Na Europa Ocidental é notícia um grande arrefecimento do tempo. Porém, Portugal continental escapará quase incólume ao frio e viverá um panorama meteorológico muito distinto. Saiba em que regiões do país fará mais calor este fim de semana.
No que resta desta segunda semana de setembro Portugal continental será notícia na meteorologia em todo o continente europeu, pois será um autêntico “oásis” no que toca à chuva e à temperatura. Contamos-lhe aqui o porquê.
Nestes próximos dias Portugal continental estará no centro de uma ‘batalha’ de massas de ar que ditará o estado do tempo. Qual delas levará a melhor? Saiba o que esperar da temperatura e da precipitação.
Em breve uma forte massa de ar polar marítima chegará a vários países da Europa Ocidental. Em que medida o nosso país será afetado pelo frio? Eis a previsão do tempo em Portugal esta semana.
De acordo com as mais recentes análises a amostras trazidas da Lua, recolhidas pela missão chinesa Chang’e-5 em 2020, a atividade vulcânica persistiu por mais tempo do que se pensava.