Tempo estável de volta a Portugal: chuva dissipa-se e calor impõe-se! Nestas regiões as temperaturas escalarão aos 32 ºC

Depois de alguns altos e baixos quanto à instabilidade atmosférica, é expectável que esta semana seja sobretudo seca e soalheira, podendo contar com um aumento das temperaturas, especialmente no Sul de Portugal. Saiba a previsão completa!
Os últimos dias da semana passada fizeram lembrar o verão com tempo seco, soalheiro e quente, onde foram registadas temperaturas acima dos 30 ºC em vários locais da nossa geografia continental. Contudo, ontem o cenário mudou e hoje a tendência mantém-se.
Podemos ver claramente a inversão da anomalia térmica, onde hoje, segunda-feira, esta se encontra negativa em todo o território continental, mas a partir de amanhã tornar-se-á positiva.
Ao longo da manhã e tarde de hoje registaram-se alguns períodos de chuva fraca, em diversos locais do litoral Norte e Centro. Para além disto, as temperaturas máximas mantém-se na mesma tendência de ontem, sendo que os valores não deverão ultrapassar os 21 ºC no Norte, podendo ser a região Transmontana a registar estes valores, enquanto no Sul os termómetros podem chegar aos 27 ºC, especificamente no Baixo Alentejo.
A partir de amanhã, terça-feira, o cenário começa a mudar… para melhor
Os nossos mapas apontam para uma melhoria substancial do estado de tempo para Portugal continental, onde apesar de haver possibilidade de chuva fraca em algumas regiões no Norte, durante a manhã de amanhã, dia 20, o dia será geralmente seco e soalheiro, mostrando também uma tendência para o aumento das temperaturas máximas.

Assim sendo, os valores de temperatura máxima deverão oscilar entre os 15 ºC nas regiões montanhosas do Norte e Centro e os 29 ºC em alguns sítios do Alentejo e Algarve. Já os valores de temperatura mínima podem variar entre os 4 ºC, também esperados para a zona da Serra da Estrela e os 15 ºC para a faixa costeira, de Norte a Sul.
Na quarta-feira não se deverá registar a ocorrência de precipitação, sendo esperado um dia seco e com alguma nebulosidade no Norte e Centro, que poderá oscilar ao longo do dia.
As temperaturas máximas voltam a aumentar, ainda que com mais ênfase no Sul, podendo os termómetros ultrapassarem os 30 ºC em vários locais do Alentejo e Algarve. A Beira Baixa também poderá aproximar-se ou até mesmo alcançar os 30 ºC. Já no Norte, a região do vale do Douro poderá ser das mais quentes, podendo chegar aos 27 ºC.
Quinta-feira poderá ser o dia mais quente da semana, especialmente no Sul
Quinta-feira amanhece com alguma nebulosidade no Centro e Sul, devendo esta dissipar-se ao longo das horas, ainda que possa regressar mais tarde ao Norte e Centro. Também se espera um dia seco e com um novo aumento das temperaturas máximas que podem fazer deste o dia mais quente da semana, segundo os nossos mapas e no momento da redação desta previsão.

Na região Sul, espera-se que vários locais do interior alentejano e algarvio atinjam os 32 ºC, enquanto a Beira Baixa poderá alcançar os 30 ºC. Como podemos observar no mapa acima, os pontos mais elevados do país registarão as temperaturas mais baixas, na ordem dos 15 ºC e 16 ºC, e as zonas mais baixas do Norte e Centro devem alcançar os 25 ºC.
Sexta-feira e sábado serão secos e soalheiros, ainda que na sexta-feira se registe uma ligeira diminuição das temperaturas máximas, especialmente no Sul. Contudo, no sábado os valores voltam a aumentar, ainda que este aumento seja mais implícito na região do Vale do Tejo e Alentejo.
E nos arquipélagos?
O anticiclone dos Açores também influenciará de forma positiva o estado de tempo nas ilhas. Apesar de ser esperada alguma nebulosidade ao longo da semana, em ambos os arquipélagos, não há previsão de chuva para os mesmos, à exceção do dia de hoje, com possibilidade de chuva fraca nos Açores.
Em relação às temperaturas, o nosso mapa de anomalia térmica mostra uma anomalia negativa para o arquipélago da Madeira, entre hoje e amanhã, no que às máximas diz respeito. Ainda assim é esperado que ao longo da semana os termómetros variem entre os 18 ºC, em Santana, e os 22 ºC, na Calheta.
Já em relação aos Açores, os valores máximos de temperatura não deverão ultrapassar os 22 ºC nas Flores. Contudo, e tendo em conta a margem de erro mais elevada desta previsão, por ser a médio prazo, aconselhamos que se mantenha atento às nossas atualizações diárias.