Tempo em Portugal até quinta-feira, 22 de maio: aguaceiros, nortada e autêntico calor de verão nestes 7 distritos

A previsão de aguaceiros fracos e dispersos para esta terça-feira não afasta a tendência de tempo estável para os próximos dias em Portugal. As altas pressões, associadas à geração do tão desejado calor, vão provocar temperaturas até 32 ºC. Saiba a previsão completa!
Para amanhã, terça-feira, 20 maio, prevê-se céu pouco nublado. No entanto, haverá muita nebulosidade nas regiões do litoral situadas a norte do Cabo Raso até meio da manhã. Não se descarta a possibilidade de ocorrência de chuva fraca ou chuvisco.
Entre o meio da manhã e o meio da tarde espera-se um aumento temporário das nuvens, havendo potencial para a ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos, em particular nas terras altas do extremo Norte (distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real).
Apesar de ainda não ser verão, quer do ponto de vista climatológico, quer do ponto de vista astronómico, a dinâmica atmosférica revela cada vez mais sinais da transição para um estado de tempo mais aproximado ao que surge no verão.
Na costa meridional do Algarve o vento soprará temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve, surgindo pontualmente forte a partir do meio da tarde, tanto na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca, como nas terras altas. Prevê-se ainda a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal nalguns locais das Regiões Norte e Centro, em especial no litoral.

O tempo ficará ligeiramente mais quente de um modo geral, com os termómetros a assinalarem uma subida das temperaturas máximas mais significativa nos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Portalegre.
Calor continuará a intensificar até quinta-feira, 22 de maio
Na quarta-feira (21) espera-se céu pouco nublado ou limpo, apesar de poder ser temporariamente muito nublado nas Regiões Norte e Centro. Nestas Regiões perspetiva-se a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco nas zonas com litoral a norte do Cabo Carvoeiro e até meio da manhã.
O vento soprará com intensidade fraca a moderada do quadrante norte, surgindo pontualmente forte nas terras altas e na faixa costeira ocidental, sobretudo durante a tarde. Existe ainda a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal nalguns locais das Regiões Norte e Centro e é expectável uma ligeira subida das temperaturas, especialmente nas regiões do interior.
Para quinta-feira, 22 maio, prevê-se o dia mais quente da semana, tanto em termos de valor térmico absoluto, como em termos de área geográfica abrangida. De acordo com os mapas de referência da Meteored, preveem-se temperaturas entre 27 e até 32 ºC na próxima quinta-feira (22) nestes 7 distritos: Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

O céu estará geralmente pouco nublado, perspetivando-se a possibilidade de períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã. O vento soprará fraco a moderado, novamente do quadrante Norte, sendo pontualmente moderado a forte, tanto nas terras altas, como na faixa costeira ocidental, especialmente durante a tarde. Há possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal nalguns locais das Regiões Norte e Centro.
Mudança ou continuidade? Eis as tendências do tempo em Portugal continental a partir de sexta-feira, 23 de maio
A partir de sexta-feira, 23 de maio, haverá algumas alterações no estado do tempo. Porém, a estabilidade atmosférica continuará, com céu geralmente pouco nublado ou limpo. Não há previsão de chuva e, apesar da manutenção do calor quase estival, vislumbra-se uma provável descida térmica, em especial nas regiões do interior.
Uma vez mais, será uma jornada marcada pelo fresco vento de Norte, que soprará fraco a moderado, sendo pontualmente forte nas terras altas e na faixa costeira ocidental, sobretudo ao longo da tarde.
Para os dias seguintes, sábado (24) e domingo (25), a incerteza na previsão aumenta consideravelmente. No entanto, um primeiro olhar sobre a cartografia sinóptica sugere a continuidade de um estado do tempo estável, seco, predominantemente soalheiro e com calor, sobretudo no Centro-Sul de Portugal continental.