A chuva regressa a Portugal continental neste fim de semana que será de contrastes! Conheça as regiões mais afetadas

O dia de hoje, sábado, brinda-nos com sol, alguma nebulosidade e um calor que há muito não sentíamos. Mas dos 30ºC, depressa voltaremos aos 20ºC e à chuva. Confira a previsão!

O dia de hoje, tal como temos vindo a anunciar, será o mais quente da semana, onde os termómetros em vários pontos do Centro e Sul poderão chegar aos 30ºC e a temperatura máxima mais baixa deverá ser de 15ºC para as cotas mais elevadas da Serra da Estrela.

Nos distritos do litoral, de Norte a Sul, serão registados os valores mais elevados do continente, assim como na região Sul, com maior expressão para o Baixo Alentejo. Viana do Castelo pode registar 26ºC, e Coimbra e Leiria podem registar até 28ºC.

No vídeo

Observamos a chegada de alguma instabilidade atmosférica no domingo e na segunda-feira, que resultará em chuva, que pode ser acompanhada de trovoada, especialmente no domingo.

Para além disto, espera-se um dia geralmente soalheiro, podendo contar com alguma nebulosidade de Norte a Sul, com tendência a dissipar-se à medida que as horas passam.

A instabilidade está "ao virar da esquina"

Domingo trará consigo a chuva e a trovoada que há dias ficaram para trás. Não obstante, também as temperaturas máximas diminuirão de forma significativa em todo o continente português.

probabilidade de chuva
Domingo dará as boas-vindas à instabilidade, especialmente no Norte do país.

A partir das primeiras horas da manhã a nebulosidade começará a voltar à nossa geografia continental, pela faixa litoral, cobrindo rapidamente praticamente todo o país. Contudo, será a partir das primeiras horas da tarde que os primeiros pingos de chuva se farão sentir nas regiões Norte e Centro, ainda que de forma fraca e dispersa.

Todavia, à medida que as horas avançam, a chuva ganhará território e intensidade, ainda que não deva contar com acumulações superiores a 15 mm, sendo que se estima que a região a oeste da Barreira de Condensação seja a mais regada. Este episódio de chuva deverá dissipar-se (mas não totalmente) até ao final do dia, devendo persistir no noroeste, em forma de chuva fraca e dispersa.

Para além da chuva, também a trovoada deverá voltar. Poderá ouvir-se/ver-se a partir das primeiras horas da tarde em boa parte da região Norte, dissipando-se ao final da tarde.

Como referimos, também as temperaturas diminuirão em todo o continente, sendo que os valores máximos deverão oscilar entre os 18ºC para a Guarda e os 24ºC para Beja.

A semana deverá arrancar instável, mas depressa a estabilidade voltará

Segunda-feira deverá contar com precipitação ao longo da madrugada nas regiões Norte e Centro, devendo esta persistir nas mesmas regiões, com tendência a dissipar-se até ao final da tarde.

Neste dia, as temperaturas poderão manter-se ou mesmo diminuir, contudo, a partir de terça-feira denotar-se-á uma nova melhoria no estado de tempo em Portugal continental, com o regresso do sol e com nova tendência de aumento das temperaturas.

temperatura do ar à superfície
O aumento das temperaturas máximas previsto para a próxima semana deverá ser mais evidente no Sul, com uma diferença mais acentuada entre as diferentes regiões.

Na quarta-feira os termómetros podem ultrapassar os 30ºC na região Sul, como podemos ver no mapa acima. Mas desta vez, o Norte e o Centro não deverão acompanhar a tendência, mantendo valores máximos entre os 25ºC e 26ºC, respetivamente.

Para se manter atualizado em relação a este tema, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões diárias em tempo.pt.