Tempo em Portugal na próxima semana: começa com chuva, mas o anticiclone reafirma-se e a estabilidade ganha força

Apesar da semana se iniciar com alguma chuva, depressa o anticiclone se irá afirmar e trazer de volta a estabilidade atmosférica e um novo aumento das temperaturas.
O dia de hoje, domingo, dia 18 de maio, amanhece com nebulosidade, especialmente no Norte e Centro do país. A partir das últimas horas da manhã é esperado o regresso da chuva, que deverá começar com fraca intensidade, mas intensificar-se nas horas seguintes.
Vemos as baixas pressões que influenciarão esta reta final de semana e o arranque da próxima, trazendo chuva e possibilidade de trovoada. Vemos também a afirmação do anticiclone dos Açores já na próxima terça-feira.
Esta instabilidade poderá contar com períodos de chuva forte, tanto no Centro como no Norte. No entanto, a possibilidade de trovoada é maior na região Transmontana, especialmente durante a tarde. É expectável que nas últimas horas do dia, haja uma melhoria no estado de tempo.
Para além disto, também as temperaturas máximas sofreram uma diminuição generalizada em todo o continente português. Assim, espera-se que os valores de hoje oscilem entre os 18ºC para a Guarda e os 25ºC para Beja.
Segunda-feira arranca com chuva, mas o resto da semana será estável
Durante a madrugada de segunda-feira também se podem esperar alguns períodos de chuva forte, especialmente no litoral entre Porto e Aveiro. Porém, e apesar da chuva se estender no espaço, às regiões Norte e Centro, é esperado que perca intensidade e que se dissipe totalmente entre as últimas horas do dia e as primeiras horas da madrugada de terça-feira.

Também na segunda-feira as temperaturas máximas manter-se-ão mais baixas face aos últimos dias, no entanto a partir de terça-feira o cenário começa a mudar.
Terça-feira marca a transição para o tempo seco e quente
Terça-feira amanhecerá com alguma nebulosidade em praticamente todo o país, contudo, esta começará a dissipar-se ao longo das horas, sendo esperado um resto de dia seco e soalheiro.
Neste dia também se denotará um aumento das temperaturas máximas, ainda que este seja mais evidenciado na região Sul, que se espera ser a mais quente dos próximos dias. Desta forma, os valores variarão entre os 19ºC para a Guarda e os 27ºC para Faro.
Para quarta-feira espera-se o retorno da nebulosidade especialmente ao Norte e ao Centro, ainda que não haja previsão de chuva, no momento da redação desta previsão.
Para além disto, é esperado um novo aumento das temperaturas, mas desta vez apenas na região Sul e na faixa interior Centro, com oscilação de valores entre os 19ºC para a Guarda e os 28ºC para Faro.

Na quinta-feira o aumento das temperaturas máximas será mais evidente no Norte, especialmente no litoral, onde Viana do Castelo poderá registar 22ºC e o Porto 24ºC. Ainda assim, o distrito mais quente deverá ser Beja, com 29ºC, ainda que localmente, como podemos observar no mapa acima, os termómetros poderão chegar aos 30ºC.
Sexta-feira poderá contar com alguma nebulosidade na parte da manhã, mas com tendência a dissipar-se, sendo esperado um dia igualmente seco, soalheiro e com temperaturas dignas de primavera, onde os termómetros poderão oscilar entre os 17ºC para a Guarda e os 28ºC para Beja.
Quanto aos arquipélagos, os Açores deverão contar com alguma instabilidade, especialmente no início da semana, contando com chuva em algumas ilhas dos Grupos Ocidental e Central. Com o passar dos dias esta instabilidade também deverá enfraquecer.
Em relação à Madeira, os primeiros dias da semana também contarão com chuva, ainda que os restantes sejam maioritariamente secos e soalheiros. Ainda assim, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões diárias, onde atualizaremos esta e outras informações acerca do estado de tempo em Portugal para os próximos dias.