Cuidados com a Espada de São Jorge: a planta quase indestrutível que melhora a qualidade do ar

Elegante, decorativa e resistente às mãos inexperientes em jardinagem, esta linda suculenta foi classificada pela NASA como uma das melhores espécies para purificar o ar, tornando-a essencial para ambientes internos.

Espada-de-São-Jorge
A Espada-de-São-Jorge, ou língua-de-sogra, é ideal para os amantes de plantas que não são muito bons com elas.

Se não tem muita habilidade com plantas, mas está à procura de uma planta durável, elegante e que promova a saúde, está com sorte. A Espada-de-São-Jorge, também conhecida como "língua da sogra", é a sua escolha.

Esta suculenta está na moda não apenas devido à sua estética moderna, mas também por causa da sua capacidade de purificar o ar e a sua facilidade de manutenção. Ela só precisa de um pouco de cuidado e espaço para crescer. Em troca, ela dar-lhe-á um ambiente mais limpo, verde e harmonioso.

Contaremos aqui tudo o que precisa de saber para cuidar da sua planta e aproveitar ao máximo todos os seus benefícios.

O que é a Espada-de-São-Jorge?

Nativa da África e da Ásia, as folhas da espada-de-são-jorge são longas, rígidas e pontiagudas, com padrões em tons de verde. Em algumas variedades, as bordas podem ser amarelas ou prateadas. Existem várias espécies, embora as mais comuns sejam Sansevieria trifasciata e Sansevieria cylindrica.

Além da sua aparência decorativa, esta planta foi reconhecida pela agência NASA como uma das melhores para purificar o ar. O segredo dela? Ela filtra toxinas como formaldeído, benzeno e xileno.

Por isso, além de atraente e elegante, é uma ótima aliada para melhorar a qualidade dos ambientes internos. Portanto, é uma escolha ideal para quartos, escritórios e salas de estar.

Como cuidar da planta

Além da durabilidade e baixa manutenção, a espada-de-são-jorge é uma planta de formato geométrico que combina bem com decorações modernas ou minimalistas. Se quer mantê-la em todo o seu esplendor, aqui estão as nossas recomendações:

espada-de-são-jorge
A espada-de-são-jorge é ideal para purificar o ambiente dos quartos.

Luz: adaptável, mas sem exposição solar

Ao contrário de outras suculentas, uma das razões pelas quais esta planta é tão resistente é a sua capacidade de se adaptar a diferentes condições de iluminação.

Ela pode sobreviver em locais com pouca luz, embora deva ter em mente que o seu crescimento será mais lento nesses lugares.

Se quer que ela brilhe em todo o seu esplendor, o ideal é colocá-la num local com bastante luz indireta. No entanto, evite a exposição direta ao sol por longos períodos, pois isso pode queimar as folhas.

Irrigação: menos é mais

Um dos poucos perigos reais para a espada-de-são-jorge é o excesso de água. Como todas as suculentas, ela armazena água nas suas folhas, por isso não precisa de regas frequentes.

espada-de-são-jorge
Padrões e bordas amarelas típicas nas folhas de Sansevieria trifasciata.

Durante a primavera e o verão, regue a cada duas ou três semanas. Antes de mais nada, certifique-se de que o substrato esteja completamente seco. No outono e no inverno, regar uma vez por mês é suficiente.

O mais importante é que tenha drenagem adequada. Utilize um vaso com furos na base e um substrato para cactos ou suculentas que permita a passagem da água sem encharcar.

Temperatura e humidade: tolerante e muito versátil

É preferível manter a sua planta em temperaturas entre 15 ºC e 30 °C. No entanto, ocasionalmente ela pode suportar temperaturas baixas de até 5 °C (se protegida de correntes de ar) ou mais altas de até 40 °C.

Em relação à humidade, a planta adapta-se muito bem a ambientes secos, sendo perfeita para interiores com aquecimento ou ar condicionado.

Fertilizante: pouca nutrição, mas de qualidade

A estação de crescimento da espada-de-são-jorge ocorre na primavera e no verão. Durante este período, pode aplicar um fertilizante líquido para plantas verdes ou suculentas uma vez por mês. No outono e no inverno, não é necessário fertilizá-la, pois a planta entra em fase de dormência.

Propagação: muito fácil e gratificante

Propagar uma espada-de-são-jorge é simples. Pode ser feito por divisão de rizomas ou por estaquia de folhas. Basta cortar uma folha saudável em pedaços de cerca de 5 a 7 cm e deixá-los secar por um ou dois dias antes de plantá-los num substrato adequado. Depois de algumas semanas, elas começarão a criar raízes.

Os problemas mais comuns e as suas soluções

Apesar da sua alta resistência a pragas e doenças, esta planta também pode apresentar problemas de saúde. Estes são os sinais que deve observar:

  • Folhas moles: geralmente é um sinal de excesso de água. Se as raízes ainda não estiverem apodrecidas, espace as regas até que o substrato esteja completamente seco. Retire também as folhas macias da base.
  • Folhas amarelas: se ela estiver com folhas pálidas e amareladas, pode ser resultado de pouca exposição ao sol. Mova a planta para um local mais iluminado e veja se esse novo canto fica melhor.
  • Pontas secas: geralmente são causadas por falta de água ou ar muito seco. Embora não afete a saúde geral da planta, verifique se é necessário aumentar a rega.
  • Folhas dobradas: isso pode ser devido a fungos ou a um problema relacionado com o fertilizante. Neste caso, é aconselhável transplantá-la para um novo recipiente com partes iguais de húmus de minhoca e fibra de coco. E é melhor escolher fertilizantes orgânicos.
  • Manchas castanhas ou brancas: indicam que a planta está infetada com cochonilhas, um verme que injeta uma toxina ao alimentar-se da planta. Se for este o caso, remova manualmente os vermes e os seus ovos e limpe as folhas com um algodão embebido em álcool.