Tempo em Portugal nos próximos dias: queda acentuada das temperaturas e ambiente de outono, saiba até quando

O verão astronómico está a acabar e as temperaturas vão continuar a sua trajetória descendente nos próximos dias. Acompanhe a nossa previsão e prepare da melhor forma o seu domingo e o início da semana!
A última semana foi marcada por uma réstia de calor, mesmo no momento de viragem do verão para o outono, no Hemisfério Norte. As máximas a rondar (e em alguns casos bem acima) dos 30 ºC fizeram lembrar os momentos de férias, sendo, contudo “Sol de pouca dura”.
O dia de hoje marca uma viragem meteorológica, pois as temperaturas deverão descer significativamente, ficando enquadradas com o outono astronómico que se inicia já na próxima segunda-feira (22). Pelo menos até terça, esperam-se noites mais frescas e dias mais amenos!
Domingo de queda térmica abrupta
A previsão para o dia de domingo aponta para céu pouco nublado ou limpo, com alguma nebulosidade na região Norte e possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos. A Sul do rio Tejo espera-se que as poeiras do Norte de África afetem a qualidade do ar. O vento deverá soprar fraco a moderado de Norte nas terras altas e na faixa costeira ocidental, sendo que as rajadas poderão superar os 60 km/h.

O que realmente marcará o dia é a acentuada descida das temperaturas, que em certas áreas poderá ser de 10 ºC. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 6 ºC da Guarda e os 17 ºC de Faro, com as máximas a poderem oscilar entre os 17 ºC da Guarda e os 28 ºC de Faro.
Já para os Açores, a previsão aponta para um domingo chuvoso (na forma de aguaceiros), principalmente nas ilhas dos Grupos Oriental e Ocidental. No Grupo Central, a ilha Terceira também deverá contar com aguaceiros, sendo que para as restantes geografias está prevista apenas bastante nebulosidade. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 17 ºC e os 20 ºC, com as máximas a poderem oscilar entre os 21 ºC e os 23 ºC.

Tal como nos Açores, a Madeira deverá poder contar com um domingo chuvoso em todas as suas geografias. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 19 ºC e os 22 ºC, com as máximas a oscilarem entre os 23 ºC e os 26 ºC.
Início da semana com a mesma toada
A segunda-feira (22), dia em que se inicia oficialmente o outono (astronómico) no nosso território, será um dia muito idêntico ao de domingo, com as temperaturas a continuarem a sua trajetória descendente e o vento a fazer-se sentir por vezes forte, com rajadas a rondar os 60 km/h. O céu, por sua vez, vai apresentar-se pouco nublado ou limpo.

As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 5 ºC de Bragança e da Guarda e os 15 ºC de Faro, com as máximas a poderem oscilar entre os 16 ºC da Guarda e os 26 ºC de Faro. A cidade de Lisboa deverá chegar aos 22 ºC, sendo que o Porto não deverá ultrapassar os 20 ºC.
No arquipélago da Madeira, a previsão continua a apontar para aguaceiros em quase todos os territórios, excetuando a parte Noroeste da ilha da Madeira e a ilha de Porto Santo. Deverá verificar-se uma ligeira descida das temperaturas pois as mínimas deverão variar entre os 17 ºC e os 20 ºC, e as máximas entre os 21 ºC e os 24 ºC.

Por sua vez, a previsão para os Açores é de agravamento do estado do tempo. Todas as ilhas deverão esperar aguaceiros que serão mais frequentes e intensos nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge (Grupo Central). As temperaturas mínimas deverão variar entre os 17 ºC e os 19 ºC, com as máximas a manterem a oscilação, com valores entre os 21 ºC e os 23 ºC.
Já a partir de terça-feira (23) espera-se uma ligeira subida das temperaturas, com as máximas a aproximarem-se novamente dos 30 ºC em certas regiões. É importante salientar, contudo, que se espera uma forte amplitude térmica, já que as mínimas estarão abaixo dos 10 ºC nas regiões do interior Norte e Centro.