Meteored confirma onde as temperaturas vão baixar mais: amanhã, dia 21, haverá uma descida de até 8 ºC!

Este fim de semana ficou para trás o calor canicular e deram-se as boas-vindas a um tempo mais outonal. Saiba em que regiões de Portugal é que mais se notará a quebra acentuada das temperaturas!
O equinócio de outono está a “bater à porta” e, com a sua chegada iminente (segunda-feira, 22 de setembro), as condições meteorológicas começam a tornar-se consideravelmente mais outonais.
Ao longo desta semana foram registadas temperaturas típicas do mês de agosto, o que é invulgar nesta altura do mês de setembro. Após vários dias marcados por uma corrente de jato polar muito forte e pouco ondulante no Atlântico Norte, algo que manteve a circulação das tempestades em latitudes muito altas, ontem o jato polar já começou a evidenciar as ondulações que produzirão uma mudança drástica do cenário meteorológico na nossa geografia.
Ao longo deste fim de semana, uma massa de ar polar marítima, fresca e húmida, associada a um extenso vale depressionário muito cavado será responsável por uma descida generalizada das temperaturas em Portugal continental. Este sábado (20) já foi brutal o arrefecimento, sobretudo no Norte e nas regiões do litoral.
Mas amanhã o tempo fresco já estará generalizado, com várias regiões a poderem registar uma descida acentuada, nalguns casos de até 8 ºC. Ao contrário de hoje (20), espera-se que amanhã - domingo, 21 de setembro - o arrefecimento seja mais drástico nas regiões do Interior, do que nas do Litoral.
Mudança drástica das condições meteorológicas: do calor canicular à frescura outonal
Como já foi acima referido pela Meteored, a descida das temperaturas já se fez sentir hoje de forma abrupta em diversas regiões do nosso país. Porém, é amanhã que a descida será mais acentuada, sobretudo nas regiões do interior, onde será brusca, obrigando a uma mudança de guarda-roupa/indumentária.

Embora em grande parte deste dia de sábado (20) já tenhamos sentido temperaturas mais outonais, a comparação das máximas de hoje e de amanhã simula a amplitude térmica de um dia de verão. Por exemplo, este sábado (20) a temperatura máxima em Castelo Branco atingiu os 32 ºC e amanhã (21) só deverá chegar aos 24 ºC. A mudança prevista é muito significativa.
A Guarda estará no centro das atenções por ser a capital distrital de Portugal continental que registará amanhã, dia 21, a temperatura máxima mais baixa, de apenas 17 ºC. O arrefecimento provocado pela instalação, já em pleno, da massa de ar polar marítimo, provocará uma nova descida nas próximas 24 horas, com o termómetro a baixar dos 24 ºC de máxima no dia de hoje para os 17 ºC previstos para amanhã. É também preciso realçar que, nesta cidade em específico, a altitude (ser a cidade mais alta do nosso país) desempenha um papel importante na obtenção de um registo térmico “tão fresco”.
Muitas outras capitais distritais das Regiões Norte e Centro também sentirão esta mudança. Por exemplo, Bragança, Vila Real e Viseu atingiram hoje os 25/26 ºC, mas amanhã o mercúrio ficará estagnado nos 21 ºC para as duas primeiras cidades referidas e apenas nos 19 ºC em Viseu.

No litoral Norte e Centro a descida será menos acentuada (apenas 1 a 2 ºC). Porém, noutras regiões litorâneas situadas entre Leiria e Sagres, é expectável um arrefecimento algo mais significativo (entre 2 a 5 ºC). Leiria passará dos 24 ºC de hoje para 21 ºC amanhã, ao passo que a capital de Portugal - Lisboa - e a cidade de Setúbal, baixarão uns impressionantes 5 ºC, registando somente 23 ºC amanhã. No litoral alentejano e barlavento algarvio as máximas rondarão geralmente os 22 ºC, em localidades como Sines e Sagres.
Amanhã as principais cidades do Alentejo, Ribatejo e Algarve registarão máximas entre 22 ºC e 27 ºC
A descida também será muito significativa nas capitais do Alentejo, e no Ribatejo. Prevê-se que de hoje, dia 20, para amanhã - domingo, 21 de setembro - cidades como Portalegre, Évora e Beja registem uma descida de 6 ºC na temperatura máxima, atingindo valores de máxima de 22 ºC na primeira cidade referida e de 26 ºC nas duas restantes. Santarém passará dos quase 30 ºC de hoje para uns modestos 23 ºC amanhã.
Mais a sul, no Algarve, espera-se que a cidade de Faro registe a temperatura máxima mais elevada do nosso país amanhã, 27 ºC, por contraste à cidade da Guarda (apenas 17 ºC).