Iminente chegada do outono astronómico marca o tempo para o fim de semana em Portugal: temperaturas baixam e pode chover

O estado do tempo para o fim de semana vai mudar e ficar mais enquadrado com o outono que está prestes a iniciar-se. Fique a conhecer a nossa previsão e prepare o seu fim de semana da melhor forma.

O estado do tempo para esta semana tem ficado marcado pelas temperaturas de verão que se têm registado um pouco por todo o território continental. O arrefecimento noturno tem contrastado com o forte aquecimento diurno, que tem empurrado as máximas para valores próximos dos 30 ºC no Centro e bem acima deste valor no interior Centro e Sul.

Esta situação levou o IPMA a emitir para hoje um aviso meteorológico amarelo, que estará em vigor até às 18:00h, para os distritos de Beja, Évora, Setúbal, Lisboa, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Viseu. No caso de Bragança e Vila Real o aviso amarelo estende-se até às 18:00h de sexta-feira, dia 19.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Associado a este episódio de calor surge o risco máximo de incêndio que foi identificado em mais de 40 municípios, para este final de semana. Esta é uma situação que, contudo, estará prestes a mudar, já que o fim de semana promete tempo bem mais frio, acompanhado da possibilidade de ocorrência de chuva, bem como uma intrusão de poeiras oriundas do Norte de África.

Penúltimo fim de semana arranca (mais) ameno

No dia de sábado (20) vai registar-se uma queda acentuada das temperaturas, com maior expressão no Norte e Centro do território continental. Em certas regiões espera-se até que as temperaturas possam descer cerca de 10 ºC. O céu deverá apresentar-se, de forma geral, muito nublado, com os aguaceiros a poderem surgir no Noroeste do território da parte da manhã e, à medida que o dia vai avançando, a estenderem-se ao restante território continental.

Poeiras
O início do fim de semana vai ficar marcado pela intrusão de poeiras vindas do Norte de África que farão com que a qualidade do ar de deteriore, em especial nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.

O vento deverá soprar fraco de Oeste com rajadas mais intensas a poderem ocorrer nas terras altas e no litoral Oeste, no período da tarde. As regiões mais a Sul poderão ver a qualidade do ar a diminuir já que poderão ser afetadas por poeiras vindas do Saara. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 14 ºC de Viana do Castelo e da Guarda e os 20 ºC de Faro. Por sua vez, as máximas deverão oscilar entre os 20 ºC de Viana do Castelo e os 33 ºC de Beja. O Porto deverá contar com 22 ºC de máxima e Lisboa deverá chegar aos 27 ºC.

O primeiro dia do fim de semana, nos Açores, deverá ficar marcado pela forte nebulosidade que se fará sentir em todas as ilhas, sem que, contudo, esteja prevista chuva. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 16 ºC e os 19 ºC, sendo que as máximas deverão rondar os 21 ºC / 22 ºC.

Nebulosidade
Tal como tem acontecido nos últimos fins de semana, a nebulosidade matinal, que em algumas áreas se torna persistente, vai marcar o estado do tempo tanto de sábado (20) como de domingo (21).

Em relação ao arquipélago da Madeira, a previsão aponta para a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, com maior incidência na vertente Sul da ilha homónima. Apenas a ilha de Porto Santo parece escapar a esta previsão, podendo contar com uma previsão de céu pouco nublado ou limpo. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 21 ºC e os 23 ºC, com as máximas a poderem oscilar entre os 25 ºC e os 28 ºC.

A toada mantém-se no domingo

No dia de domingo (21) prevê-se uma nova descida acentuada das temperaturas, desta vez com maior ênfase nas regiões do interior. O céu deverá apresentar-se muito nublado, com exceção para o Sul do país onde o Sol deverá brilhar com mais intensidade. Há ainda a possibilidade de formação de nevoeiro ou neblina matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro.

Temperaturas mínimas
A queda das temperaturas será ainda mais acentuada de sábado para domingo. Na madrugada, as mínimas estarão abaixo dos 15 ºC em grande parte do território continental, estando claramente abaixo dos 10 ºC no interior Norte e Centro, com especial destaque para Trás-os-Montes.

A nossa previsão aponta para vento em geral fraco do quadrante Norte que com o desenvolver do dia se intensificará, em especial nas terras altas e na faixa costeira Ocidental a Sul do Cabo Raso. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 6 ºC da Guarda e os 17 ºC de Faro e Lisboa. Já as máximas deverão oscilar entre os 17 ºC da Guarda e os 27 ºC de Faro. A cidade de Lisboa deverá chegar aos 23 ºC, sendo que o Porto não deve ultrapassar os 19 ºC.

Há ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, tanto no Noroeste do território continental (Minho e Douro litoral), como no interior Centro (distrito de Portalegre) e no Sul (Algarve). Os aguaceiros também fazem parte da previsão para os territórios insulares. Na Madeira, deverão afetar todas as geografias, sem exceção, com as temperaturas a baixarem ligeiramente: as temperaturas mínimas deverão variar entre os 19 ºC e os 21 ºC, com as máximas a poderem oscilar entre os 23 ºC e os 26 ºC.

Vento
O vento também será um elemento climático a merecer análise já que durante o dia de domingo se espera uma intensificação do mesmo em especial na faixa costeira ocidental do Alentejo e Algarve.

Nos Açores, a previsão também aponta para um domingo chuvoso, em especial nas ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo). Também estão previstos aguaceiros na ilha Terceira e na vertente Norte da ilha de São Miguel. Os restantes territórios deverão contar com céu muito nublado, alternado com períodos de abertas. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 17 ºC e os 19 ºC, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 21 ºC e os 23 ºC.

O início da última semana completa de setembro ficará marcado pela estabilidade, com as temperaturas a continuarem a sua trajetória descendente, em particular as mínimas no interior Norte e Centro. É, contudo, demasiado cedo para retirar conclusões, apesar de ser a semana em que oficialmente se inicia o outono!