Fim de semana com mudança drástica de tempo: poeiras do Saara, chuva e queda de até 10 ºC em Portugal

O estado do tempo em Portugal continental manter-se-á muito quente e seco até sexta-feira, dia 19. Porém, para o fim de semana prevê-se uma queda acentuada das temperaturas, períodos de chuva e intrusão de poeiras do Saara.

O estado do tempo em Portugal continental está atualmente a ser condicionado por um vasto anticiclone situado a nordeste do arquipélago dos Açores e que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia.

O referido centro de altas pressões, além de muito próximo à nossa geografia - o que resulta nas presentes condições de céu pouco nublado ou limpo e muita estabilidade - também vai promovendo o transporte de uma massa de ar tropical continental, muito quente e seca, proveniente do Norte de África.

O atual episódio de tempo quente, em vigor desde inícios desta semana, persistirá até amanhã - quinta-feira, 18 de setembro -, estando neste momento 11 distritos sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Deste modo, prevê-se que a subida das temperaturas máximas resulte em valores substancialmente acima da média de referência para a época do ano, entre 34 e 39 ºC, no vale do Douro, Beira Baixa, vale do Tejo, Alentejo e alguns locais do Sotavento Algarvio, especialmente hoje e amanhã, dias 17 e 18 de setembro.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Além disto, a massa de ar muito quente e seca que chegará até Portugal continental arrastará consigo poeiras do Deserto do Saara, promovendo uma intrusão das mesmas no nosso país, entre as últimas horas desta quarta-feira (17) - apenas no Algarve e zonas do Baixo Alentejo - e até ao meio-dia de domingo, dia 21 (abrangerão gradualmente todo o país). Neste período, não se exclui a eventual ocorrência do fenómeno "chuva de lama" nos locais em que as poeiras coincidirem com a precipitação.

Mudança drástica de tempo à vista para este fim de semana

Na sexta-feira (19) o calor intenso ainda persistirá, embora seja expectável uma pequena descida das temperaturas máximas, sinal da mudança meteorológica que se dará nos dias seguintes.

Como se observa neste mapa das 16:00 do próximo domingo 21 de setembro, o período da tarde já será muito mais fresco em relação aos dos dias anteriores praticamente de norte a sul de Portugal continental, com toda a nossa geografia a registar temperaturas inferiores à média climatológica de referência (anomalias até -7 ºC).

Deste modo, para o fim de semana de 20 e 21 de setembro prevê-se uma descida acentuada das temperaturas, para valores normais ou ligeiramente abaixo do normal para a época do ano, podendo registar-se uma descida de 8 a 10 ºC da temperatura máxima em alguns locais, especialmente no interior, tais como os distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre ou Évora. Nas regiões do litoral a queda térmica também será acentuada, mas menos significativa que no interior (descidas de 3 a 5 ºC).

Domingo (21) será um dia bastante mais fresco, com máximas entre 19 e 24 ºC em grande parte do território de Portugal continental. Apenas as regiões mais meridionais, como Baixo Alentejo e Algarve, poderiam registar máximas ligeiramente acima deste patamar.

Por fim, entre sábado (20) e domingo (21), espera-se que uma frente de fraca atividade e em fase de dissipação, associada a uma depressão atlântica situada entre as Ilhas Britânicas e Bretanha francesa, gere períodos de chuva ou aguaceiros, inicialmente mais prováveis e frequentes nas Regiões Norte e Centro, sobretudo nas terras altas, sendo que no domingo (21) seriam mais prováveis no interior Norte e Centro, bem como em algumas zonas do Alentejo e no Algarve.

Não se descarta a possibilidade da precipitação ser pontualmente acompanhada de trovoada e, além disso, nas zonas em que as poeiras coincidirem com a precipitação, é provável que se gere o fenómeno "chuva de lama".