Tempo em Portugal na próxima semana: várias frentes provocarão chuva e haverá uma "montanha-russa" nas temperaturas

A primeira semana do outono climatológico em Portugal será marcada por uma alternância entre vales depressionários e cristas. Prevê-se a coexistência de condições meteorológicas outonais sob a forma de frentes, vales depressionários e temperaturas frescas no Norte e Centro, com a continuidade do verão no resto do país.

Está prestes a arrancar a semana que marcará a transição entre o verão e o outono climatológico, estando à vista uma "montanha-russa" das temperaturas e alguma precipitação. Na segunda-feira, 1 de setembro, um vale depressionário atravessará o Golfo da Biscaia, mas os seus efeitos só se farão sentir sob a forma de períodos de chuva fraca e dispersa nalguns locais das Regiões Norte e Centro, sendo mais prováveis e frequentes no Minho e Douro Litoral.

Na terça (2) e na quarta-feira (3) novas superfícies frontais associadas a outros vales depressionários surgirão pelo Noroeste de Portugal continental, gerando mais precipitação fraca, pontualmente moderada.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Em suma, na primeira metade da semana as temperaturas terão tendência a descer, e na segunda metade terão tendência a subir. No entanto, na reta final da semana (entre sexta, dia 5 e domingo, dia 7) prevê-se uma nova descida, seguida de uma nova subida, embora persista alguma incerteza neste cenário de oscilação térmica.

A precipitação terá uma distribuição irregular e desigual, concentrando-se tendencialmente no Noroeste do nosso país, ainda que possa surgir de maneira esporádica noutras zonas mais a leste e a sul. As altas pressões estão bem implantadas a sul, impedindo que a precipitação chegue à maior parte da geografia.

Apesar das exceções, o tempo seco tipicamente estival manter-se-á na primeira semana de setembro

De acordo com os mapas semanais de anomalias de precipitação do modelo ECMWF, utilizado pela Meteored como referência, a próxima semana será seca ou normal para a estação em grande parte do território português. Apenas se registarão anomalias de chuva ligeiramente positivas nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e algumas zonas dos distritos de Viseu e Aveiro. Isto implica que a precipitação será localizada e que, na maior parte do país, a primeira semana de setembro dê continuidade ao tempo seco tipicamente veranil.

chuva Portugal
Para a primeira semana de setembro prevê-se uma acumulação significativa de precipitação nas regiões situadas a oeste da Barreira de Condensação.

Como já foi referido - amanhã, segunda-feira 1 de setembro - esperam-se aguaceiros fracos e esporádicos nas Regiões Norte e Centro, sendo mais frequentes e tendencialmente localizados no Minho e Douro Litoral.

Na terça (2) e na quarta-feira (3) prevê-se a incursão sucessiva de duas frentes, com a primeira a ser gerada por um vale depressionário e a segunda associada a uma depressão.

Distribuirão chuva fraca nos distritos supracitados (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu), embora pontualmente moderada e mais frequente nas regiões minhotas e na Área Metropolitana do Porto.

Deste modo, as regiões situadas a oeste da Barreira de Condensação serão as mais expostas à chuva, mas isso não exclui a hipótese de que muito esporadicamente a precipitação surja noutros locais do Norte e Centro. A sul do Tejo não será impossível, mas será altamente improvável.

Na Madeira a semana será geralmente mais seca do que o normal para a época do ano e nos Açores também, apesar da precipitação prevista para dois momentos distintos neste último arquipélago: para quarta-feira (3) prevê-se chuva apenas nalgumas ilhas e na sexta-feira (5) todo o arquipélago poderá ser 'varrido' por uma linha de instabilidade.

Semana condicionada por uma "montanha-russa" das temperaturas

Com exceção de segunda (1) e terça-feira (2), são esperadas máximas entre 30 e 35 ºC em quase toda a extensão da Beira Baixa (distrito de Castelo Branco), Alentejo (distritos de Portalegre, Évora e Beja) e várias zonas do Algarve (distrito de Faro), sobretudo no Sotavento. Também algumas zonas do Ribatejo (distrito de Santarém) poderiam registar de forma muito pontual temperaturas superiores a 30 ºC, especialmente no fim de semana de 6 e 7 de setembro.

Previsão de um acentuado contraste térmico para a próxima terça-feira, 2 setembro, às 16:00, entre as regiões a norte e a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

O tempo será fresco no Minho e Douro Litoral, com máximas, de um modo geral, inferiores a 25 ºC. Apenas na quinta (4) e na sexta-feira (5) é que registarão uma subida significativa, podendo baixar novamente no sábado (7). Amanhã, segunda-feira (1), a capital de distrito da Guarda já irá registar uma temperatura máxima inferior a 20 ºC.

Na segunda (1) e na terça-feira (2) as noites serão frias no Nordeste Transmontano, Beira Alta, Beira Baixa e Alto Alentejo, com temperaturas entre 8 e 11 ºC. Em contrapartida, as noites tropicais (mínimas iguais ou superiores a 20 ºC) persistirão no Sotavento Algarvio (nomeadamente na capital distrital de Faro) entre quarta-feira (3) e domingo (7).