Até quarta, 3 de setembro, várias frentes podem afetar Portugal: entre 25 e 70 mm de chuva previstos nestas regiões

O tempo em Portugal continental na transição de agosto para setembro será marcado por altos e baixos na temperatura, vários períodos de nebulosidade e chuva fraca nalgumas regiões e vento de Oes-Noroeste. Saiba a previsão completa!
O estado do tempo em Portugal continental ao longo dos próximos dias será marcado pela típica variabilidade de condições meteorológicas associada à transição entre o verão e outono climatológicos. São expectáveis altos e baixos térmicos, céu geralmente muito nublado e com chuva fraca pela manhã - principalmente nas regiões do litoral - e períodos nublados ou céu limpo pela tarde. Além disto, o vento soprará consistentemente de Oes-Noroeste.
Tempo no Continente entre sábado, 30 de agosto e segunda-feira, 1 de setembro
Para este sábado (30) prevê-se uma ligeira subida da temperatura, sobretudo da mínima. O vento fresco e húmido do Atlântico soprará de Oeste/Noroeste com intensidade fraca a moderada, podendo gerar rajadas até 50 km/h em pontos da faixa costeira ocidental, especialmente a sul do Cabo Espichel.
Prevê-se ainda chuva fraca, mais provável, frequente e volumosa no Norte e no Centro, especialmente nas regiões do litoral e em particular na do Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga).
No domingo, 31 de agosto, espera-se uma pequena descida da temperatura máxima, com o vento a manter-se fraco a moderado de Oeste-Noroeste e previsão de rajadas até 55 km/h em pontos da faixa costeira ocidental a sul do Cabo Espichel e nas terras altas do Centro.

Para segunda-feira, 1 de setembro, é esperada uma suave descida da temperatura máxima e vento fraco a moderado de Oeste-Noroeste. Prevê-se chuva, que será novamente fraca e mais provável no Noroeste de Portugal continental (litoral Norte e Centro), com particular incidência no Minho e Douro Litoral, onde poderá ser persistente e por vezes moderada.
Terça e quarta com possível aumento da intensidade de chuva no Noroeste e a alastrar-se a outros pontos do país
Apesar de alguma incerteza na previsão, os mapas do modelo de referência da Meteored apostam na continuidade do tempo húmido e instável nas mesmas regiões dos dias anteriores.
A cartografia sinóptica sugere, inclusive, que a chuva possa aumentar ligeiramente de intensidade nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu, tanto na terça (2), como na quarta (3), devido à passagem de mais frentes frias, sucessivamente geradas por diferentes vales depressionários. Nestes dias a precipitação poderá alastrar-se para outros pontos de Portugal continental, ainda que de uma maneira muito suave e esporádica.
Estima-se ainda uma subida gradual das temperaturas para terça-feira (2) e quarta-feira (3), algumas capitais de distrito situadas a sul do rio Mondego poderiam voltar a atingir o patamar dos 30 ºC (Castelo Branco, Beja e Faro).