Tempo em Portugal na próxima semana: temperatura desce de forma significativa e generalizada, mas pode aumentar em breve

Depois de semanas consecutivas de temperaturas elevadas e consequentes avisos meteorológicos, finalmente sentiremos um alívio geral, de Norte a Sul. No entanto, poderá não durar muito. Confira a previsão!

Finalmente o calor extremo tem um fim à vista e está próximo. A partir de amanhã, segunda-feira, espera-se um alívio generalizado das temperaturas máximas e o regresso da nebulosidade.

No vídeo

O mapa de anomalias térmicas mostra claramente uma inversão das mesmas, onde o dia de hoje será marcado por anomalias positivas, mas com o passar das horas, as anomalias negativas ou nulas tomarão conta da nossa geografia continental.

Os avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA serão todos levantados ainda hoje, restando apenas aviso amarelo para o distrito de Faro, devido às temperaturas elevadas. Este permanecerá em vigor até às 18h do dia 18, segunda-feira.

Semana arranca nublada, mas sem previsão de chuva

Segunda-feira amanhecerá nublada em todo o país sendo expectável que, com o passar das horas, esta nebulosidade comece a dissipar-se de Norte para Sul, dando lugar a um final de dia com céu geralmente limpo.

nebulosidade
O vento proveniente de noroeste e a nebulosidade podem contribuir para uma sensação térmica mais baixa.

As temperaturas diminuirão de forma generalizada e até significativa em alguns locais, sendo esperados valores entre os 21ºC em Viana do Castelo e os 36ºC em Faro. O Algarve será a região mais quente do continente, mesmo a nível local, com valores na ordem dos 38ºC. No Alentejo, os termómetros não deverão ultrapassar os 34ºC e na região do Vale do Douro esperam-se até 32ºC.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Para além disso, o vento, que será predominante de noroeste, poderá aumentar a sua velocidade de rajada a partir das primeiras horas da tarde, em todo o país, mas com maior expressão ao longo da faixa litoral, com velocidades que podem ultrapassar os 50 km/h.

Para além da nebulosidade e da diminuição das temperaturas, o vento também será protagonista

Ao que tudo indica, a nebulosidade fará parte do cenário atmosférico ao longo de toda a semana. Deverá afetar essencialmente as regiões Norte e Centro, podendo contar com algumas abertas, mas, pelo menos até quinta-feira, não deixará de ser significativa.

rajadas de vento
A velocidade do vento será constante ao longo da semana, com intensificação das rajadas no período da tarde.

O vento também será constante. À semelhança dos últimos dias, em que durante a tarde sentimos um aumento da velocidade do vento, o mesmo continuará a acontecer, especialmente nesse período do dia. As zonas mais afetadas deverão ser as que se situam mais próximas ao mar, mas as terras altas também poderão sentir este aumento da velocidade de rajada.

A humidade relativa do ar também continuará baixa, dificilmente ultrapassando os 30% em boa parte do país. Estas condições (vento + baixa humidade) poderão contribuir para uma maior dificuldade no combate às chamas.

As temperaturas podem voltar a subir na reta final da semana

Ainda que as temperaturas possam oscilar ao longo dos próximos dias, os valores manter-se-ão próximos aos valores a registar amanhã, segunda-feira. Destaque para terça e quarta-feira que mostram uma tendência de diminuição das máximas na faixa interior e no Alentejo.

Para terça-feira, esperam-se máximas entre os 20ºC em Viana do Castelo e os 31ºC em Beja e Faro. Quando comparamos com as temperaturas superiores a 40ºC dos últimos dias, conseguimos ter uma melhor perceção desta descida dos valores.

temperatura do ar à superfície
Sexta-feira poderá ser um dos dias mais quentes da próxima semana, mostrando valores acima dos 30ºC em diversos locais de Norte a Sul. Esta poderá ser a distribuição da temperatura às 13h de sexta-feira.

Na quarta-feira o cenário será praticamente idêntico ao de terça-feira, no entanto, na quinta-feira já poderemos denotar um aumento das temperaturas no Sul do país. Para esse dia, 21 de agosto, esperam-se valores entre os 21ºC em Viana do Castelo e os 33ºC em Castelo Branco, Évora e Beja. A região Norte sentirá um aumento em praticamente toda a região, excetuando as zonas próximas ao mar.

Sexta-feira, parece continuar com esta tendência de aumento dos valores, mostrando valores acima dos 30ºC em vários locais do país, de Norte a Sul, principalmente no interior dos distritos, pela hora de almoço.