Fim de semana quente antecede semana mais calma em Portugal: calor parece dar tréguas nos próximos dias

Parece ter fim à vista o calor extremo com as máximas a descerem nos próximos dias. Mesmo assim, o fim de semana ainda será de calor. Prepare as suas férias da melhor forma acompanhando a nossa previsão!
- Mias informações: O tempo na segunda metade de agosto, segundo o melhor modelo: assim se prevê a chuva e as temperaturas para Portugal
Este fim de semana marca a viragem para a segunda quinzena de agosto, o mês de eleição para férias, para milhares de famílias portuguesas. Se na primeira quinzena, o calor foi a imagem de marca, espera-se uma segunda quinzena bem mais amena, o que por seu lado, facilita o combate aos incêndios, um flagelo que tem afetado Portugal e os países da Europa do Sul, provocando já, pelo menos, uma dezena de vítimas mortais.
Para o nosso país, este fim de semana marca o fim de mais um episódio de calor intenso. Ainda teremos temperaturas máximas bastante elevadas, até domingo (17), mas a segunda-feira (18) já será claramente diferente, na maioria do território continental. O estado de alerta no país foi prolongado até amanhã, sendo que os distritos do interior continuarão sob aviso laranja do IPMA devido ao tempo quente, precisamente até às 18 horas de domingo.
Tempo no fim de semana ainda ferve
A nossa previsão do estado do tempo neste fim de semana (16 e 17 de agosto) aponta para a manutenção de temperaturas elevadas e humidade relativa baixa em Portugal continental. No domingo, o céu vai apresentar-se pouco nublado ou limpo, com a nebulosidade a aumentar nas regiões do interior durante a tarde. Na faixa costeira ocidental, como é apanágio, o nascer do dia vai fazer-se acompanhar de neblina ou nevoeiro, que se tornará persistente e só se dissipará perto da hora do almoço.

O vento deverá soprar em geral fraco a moderado da parte da manhã, de Oeste, sendo expectável um aumento da intensidade da parte da tarde, nas terras altas. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 14 ºC de Coimbra e os 23 ºC de Faro. As máximas, por sua vez, deverão oscilar entre os 21 ºC de Viana do Castelo e os 40 ºC de Beja.
Nos territórios insulares, a nossa previsão aponta para realidades ligeiramente distintas: alguma chuva para os Açores e sol para a Madeira. No caso dos Açores, os aguaceiros são esperados em quase todas as ilhas dos Grupos Central e Oriental. Nas ilhas onde não está prevista precipitação o cenário será de céu muito nublado com alguns períodos de abertas. Para domingo, as mínimas vão variar entre os 18 ºC e os 21 ºC, sendo que as máximas deverão rondar os 25 ºC/26 ºC.

Já para a Madeira o céu estará pouco nublado ou limpo, sendo que se deve registar mais nebulosidade na vertente Norte da ilha. As temperaturas mínimas de domingo deverão oscilar entre os 17 ºC e os 21 ºC, já as máximas deverão variar entre os 23 ºC e os 27 ºC.
Terceira semana do mês com as temperaturas a descer
O início da terceira semana do mês de agosto trará a tão desejada acalmia no calor intenso. Tal como já foi abordado, isto será benéfico para os milhares de operacionais que combatem os incêndios, que não têm dado tréguas nas últimas semanas. Logo na segunda-feira (18) prevê-se uma descida das temperaturas máximas, que será mais acentuada nas regiões do interior.

Para além disso, o vento soprará com mais intensidade, de Norte, e o céu terá mais nuvens, principalmente no litoral Norte e Centro no período da manhã. A trajetória descendente vai continuar na terça-feira (19) com as máximas a descerem também no Algarve.
Para segunda-feira, as temperaturas mínimas deverão variar entre os 13 ºC da Guarda e os 24 ºC de Faro, podendo as máximas oscilar entre os 22 ºC de Viana do Castelo e os 33 ºC de Beja. Já para terça-feira, as mínimas deverão oscilar entre os 12 ºC da Guarda e os 19 ºC de Lisboa, sendo que as máximas poderão variar entre os 21 ºC de Viana do Castelo e os 33 ºC de Castelo Branco.

A previsão para o início da semana na Madeira aponta para a manutenção do tempo quente, mas com um aumento da nebulosidade. As temperaturas mínimas na segunda-feira (18) deverão variar entre os 17 ºC da Calheta e os 22 ºC de Vila Baleira. As máximas deverão oscilar entre os 24 ºC de Vila Baleira e os 28 ºC do Funchal. Nos Açores, a previsão aponta para alguma nebulosidade em todas as ilhas, mas com os aguaceiros a incidirem no Grupo Central (Ilha Terceira) e no Grupo Ocidental (Flores e Corvo).
As temperaturas mínimas na segunda-feira (18) deverão variar entre os 18 ºC da Ribeira Grande e os 22 ºC de Santa Cruz da Graciosa. As máximas deverão oscilar entre os 25 ºC de Ponta Delgada e os 27 ºC de Santa Cruz das Flores. Esta acalmia nas temperaturas, no território continental antecede um período de maior instabilidade, que pode significar o regresso da chuva na segunda metade da semana.