Ciclogénese explosiva em curso: a tempestade Goretti vai intensificar 30 hPa num dia; eis os seus efeitos em Portugal

Entre quinta e sexta-feira uma frente fria associada à depressão Goretti deixará chuva até 30 mm, neve, rajadas até 75 km/h e agitação marítima nestas zonas de Portugal continental. Veja a previsão completa!

Nas próximas horas uma baixa pressão atlântica irá intensificar-se rapidamente, passando por um processo de ciclogénese explosiva. Amanhã a depressão cavará até aos 976 hPa, recebendo o nome de Goretti (nomeada pela Meteo-France). Posteriormente, Goretti deslocar-se-á para a Europa e perderá intensidade, mas provocará um temporal de vento generalizado, com precipitação e agitação marítima nalgumas zonas da Europa.

O que é uma ciclogénese explosiva?
Uma ciclogénese não é mais do que o processo de desenvolvimento ou génese de um ciclone. Em Meteorologia é considerada explosiva quando ocorre de forma muito intensa, pois gera-se um cavamento ou intensificação súbita do centro de baixas pressões. Nas latitudes médias considera-se como tal, por exemplo, quando se regista uma diminuição de pelo menos 20 hPa em 24 horas. No caso de Goretti este valor ainda será maior.

Embora Goretti passe longe de Portugal continental, os seus efeitos serão sentidos devido ao gradiente de pressão gerado entre a depressão e o anticiclone dos Açores. Haverá zonas de mar agitado ao longo do Atlântico, com ventos fortes de oeste e sudoeste em muitas regiões de alguns países europeus, bem como precipitação fraca e pontualmente moderada ou forte.

Estes serão os efeitos da frente fria associada à depressão Goretti em Portugal continental

A estabilidade que se vive agora após os aguaceiros de chuva e neve da noite passada será “sol de pouca dura”. Nos próximos dois dias - quinta (8) e sexta (9) - o estado do tempo em Portugal continental será condicionado pela passagem de uma frente fria de atividade fraca a moderada associada à depressão Goretti.

Abaixo analisamos os efeitos previstos no nosso país da 7ª tempestade atlântica de grande impacto da temporada de depressões atlânticas 2025/2026, segundo os mapas da Meteored.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Para amanhã, 8 de janeiro, prevê-se que a frente fria despeje chuva, geralmente fraca, sendo mais provável e frequente nas Regiões Norte e Centro. Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real a precipitação será temporariamente moderada ou forte a partir das 17:00/18:00. Para estes 4 distritos o modelo de confiança da Meteored prevê entre 25 e 30 mm de chuva acumulada até ao final do dia de sexta-feira (9).

A tempestade Goretti distribuirá chuva geralmente fraca, por vezes moderada e tendencialmente mais concentrada no Noroeste de Portugal continental. Será menos provável e pouco frequente no resto da nossa geografia. Devido à chegada dos ventos temperados de origem atlântica, as temperaturas registarão uma subida.

Na tarde de quinta-feira (8) espera-se que a conjugação do ar frio em altitude com a precipitação possa originar queda de neve nos pontos mais elevados da serra da Estrela. O vento soprará com intensidade fraca a moderada tendencialmente de Sudoeste, soprando por vezes forte no litoral a norte do Farol de Aveiro e nas terras altas do Norte e Centro a partir da tarde (rajadas até 65 km/h).

Já na sexta-feira (9) restarão apenas aguaceiros pós-frontais, que serão de neve acima dos 1000 metros de altitude. O vento soprará do quadrante Oeste, por vezes forte nas terras altas, onde poderá gerar rajadas até 70/75 km/h. Além disto, é expectável agitação marítima, em particular no litoral Norte e Centro, na sexta (9) e no sábado (10), com as ondas a atingirem 3 a 4 metros de altura significativa e 5 a 6 metros de altura máxima.