Tempo em Portugal na próxima semana: reforço da crista subtropical resultará na continuidade de temperaturas elevadas

O primeiro fim de semana de outubro em Portugal Continental terá contrastes: sábado mais fresco e nublado e domingo marcado por sol e calor, com máximas acima dos 30 ºC em várias regiões. O início da semana seguinte prolongará este cenário, com temperaturas invulgarmente altas para a época.

O primeiro fim de semana de outubro será marcado por tempo variável em Portugal Continental, com nuvens e possibilidade de chuvisco no sábado, seguido de um domingo mais limpo e quente, com temperaturas invulgarmente elevadas para a época. Nos arquipélagos, os contrastes também se farão sentir, embora em geral sem precipitação significativa.

Sábado e domingo com características contrastantes

O tempo em Portugal no sábado, 4 de outubro, deverá apresentar diferenças face aos dias anteriores, marcados por calor e estabilidade. No Continente, a passagem de uma superfície frontal ligada a uma depressão a afetar o Reino Unido — já em fase de dissipação — trará nebulosidade e possibilidade de chuvisco, sobretudo no litoral Norte e Centro. Durante a manhã, o céu estará nublado a muito nublado no Litoral, mas no Interior e a sul do Tejo apresentará mais abertas.

As condições serão marcadas por vento de oeste a noroeste, em geral fraco a moderado, com rajadas ocasionais até 50 km/h nas terras altas. As temperaturas não deverão oscilar de forma significativa, podendo até descer ligeiramente nas áreas litorais do Norte e Centro, embora mantenham valores acima da média em muitas regiões. O mar apresentar-se-á agitado na costa ocidental, com ondas que poderão atingir os 3 metros, contrastando com a calma da costa sul algarvia, onde a ondulação se manterá inferior a 1 metro.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

O cenário muda já no domingo, 5 de outubro. O anticiclone recupera influência sobre a Península Ibérica, trazendo de novo estabilidade e céu geralmente pouco nublado ou limpo. No litoral e em alguns vales será possível encontrar nuvens baixas até meio da manhã, dissipando-se com o avançar do dia. O vento sopra de norte, por vezes moderado a forte no interior Norte e Centro, com rajadas até 50 km/h, mas em geral será de fraca intensidade nas restantes regiões. As temperaturas vão subir de forma generalizada, com máximas que poderão aumentar entre 2 e 6 ºC face ao dia anterior.

Durante a tarde, o calor será notório em praticamente todo o território, incluindo áreas costeiras, com valores a ultrapassar os 30 ºC em locais como o vale do Tejo, Alentejo, vale do Sado e, pontualmente, nas bacias do Douro e Mondego. Estas temperaturas são incomuns para outubro e aproximam-se, em alguns pontos, de registos próximos de recordes históricos do mês.

Temperaturas elevadas em Portugal Continental elevadas até 30 ºC.
Temperaturas serão particularmente elevadas nos próximos dias, com valores a poderem ultrapassar os 30 ºC em alguns vales abrigados, designadamente no Tejo, Alentejo e Sado.

O mar manter-se-á agitado na costa ocidental, com ondas entre 3 e 4 metros a norte do Cabo Carvoeiro e até 2 metros a sul, enquanto no Algarve o estado do mar continuará calmo. As águas apresentam valores entre 16 ºC e 19 ºC na costa ocidental e perto dos 20 ºC no sul. O índice ultravioleta estará em 6, considerado elevado para esta altura do ano, pelo que é aconselhada a proteção solar.

Início da próxima semana com temperaturas elevadas devido à intensificação de crista subtropical sobre a Europa

Esta situação deverá prolongar-se para o início da próxima semana, já que na segunda-feira se espera a intensificação de uma crista subtropical sobre a Europa, potenciando ainda mais a subida dos termómetros. Os valores poderão aproximar-se de máximos históricos de outubro em várias regiões, do Norte ao Sul do país, prolongando o “verão” para além do calendário. A ausência de precipitação significativa no continente, a par de temperaturas elevadas e vento localmente moderado, implicará a manutenção de risco de incêndio em várias áreas do interior.

No início da semana, as temperaturas devem manter-se elevadas, com anomalias positivas da temperatura. No distrito de Bragança, as anomalias positivas podem chegar aos 7 ºC na terça-feira, 7 de outubro. A partir de quarta-feira, 8 de outubro, as temperaturas devem começar a reduzir, embora as máximas ainda sejam elevadas para a época do ano. Na quinta-feira, deve aproximar-se uma frente que trará condições para a ocorrência de precipitação e nebulosidade. Apesar de tudo, estas previsões a longo alcance são muito sensíveis à evolução dos modelos de previsão nos próximos dias.

Anomalia positiva de temperaturas na próxima terça-feira deve situar-se nos 7 ºC.
As anomalias serão positivas para a época do ano nos próximos dias, podendo situar-se nos 7 ºC na temperatura diurna durante o dia de terça-feira, 7 de outubro.

Assim, o primeiro fim de semana de outubro apresentará dois dias com características distintas. Primeiro, um sábado mais fresco, nublado e até com possibilidade de precipitação fraca, em particular no litoral Norte e Centro, e um domingo mais soalheiro e quente, com subida generalizada das temperaturas e calor invulgar para o mês, que se deverá manter até pelo menos quarta-feira.