Aeroportos como o de Heathrow podem estar a enviar sinais a extraterrestres, segundo a Royal Astronomical Society

Os sistemas de radar dos aeroportos e das instalações militares da Terra podem ser vistos a grande distância no espaço, o que significa que podem ser capazes de detetar vida extraterrestre inteligente num raio de 200 anos-luz, se ela existir lá fora.

Se houver vida inteligente com telescópios como os nossos, poderiam, teoricamente, detetar os nossos sistemas de radar a uma certa distância da Terra. (Imagem criada com IA para fins ilustrativos)
Se houver vida inteligente com telescópios como os nossos, poderiam, teoricamente, detetar os nossos sistemas de radar a uma certa distância da Terra. (Imagem criada com IA para fins ilustrativos)

Os resultados mostram que os sistemas de radar utilizados nos aeroportos e durante as operações militares tornam a nossa existência visível a potenciais civilizações extraterrestres - se é que existem algumas por aí.

As conclusões, apresentadas no Encontro Nacional de Astronomia da Royal Astronomical Society (NAM 2025), em Durham, mostram como aeroportos como Heathrow ou Gatwick podem alertar os extraterrestres para a nossa existência (se houver vida lá fora a observar-nos).

A investigação dos nossos sinais de radar

O estudo simulou a forma como os sinais de radar emitidos por esses centros de tráfego aéreo se propagam da Terra através do espaço e do tempo. A equipa investigou até que ponto poderiam ser visíveis a partir de estrelas próximas, como a Estrela de Barnard e a AU Microscopii.

Os sistemas de radar dos aeroportos são concebidos para emitir um sinal de rádio combinado de 2x1015 watts para os aviões. Este sinal é suficiente para ser detetado por telescópios a uma distância de 200 anos-luz (numa escala semelhante à do Telescópio de Green Bank, na Virgínia Ocidental).

É uma distância considerável. O mundo habitável mais próximo para além do sistema solar é Proxima Centauri b, que fica a 4 anos-luz de distância e levaria milhares de anos a ser alcançado por uma nave espacial (utilizando a tecnologia atual).

Os extraterrestres conseguem detetar sistemas de radar militares?

Em comparação com a aviação, os sistemas de radar militares são mais focados e formam um padrão distinto. Num artigo da revista Phys, é descrito como um feixe de farol a varrer o céu. Para alguém que esteja a observar a uma distância interestelar, isto pode parecer artificial, de acordo com o investigador principal Ramiro Caisse Saide, um estudante de doutoramento na Universidade de Manchester.

Aeroportos como Heathrow e Gatwick emitem fortes sinais de radar.
Aeroportos como Heathrow e Gatwick emitem fortes sinais de radar.

“De facto, estes sinais militares podem parecer até cem vezes mais fortes a partir de certos pontos do espaço, dependendo da localização do observador”, explica Saide.

Os sinais de radar podem revelar sinais de vida na Terra no espaço.

“Os nossos resultados sugerem que os sinais de radar - que são gerados involuntariamente por qualquer planeta com tecnologia avançada e sistemas de voo complexos - podem servir como um sinal universal de vida inteligente”.

Os nossos olhos estão a alargar-se

Não só poderá ajudar na procura de potencial vida extraterrestre, identificando “tecnoassinaturas”, como também poderá alargar o nosso conhecimento sobre a forma como a nossa própria tecnologia, como os sistemas de radar na Terra, pode ser vista de além das estrelas.

“Ao sabermos como os nossos sinais viajam através do espaço, obtemos informações valiosas sobre a forma de proteger o espetro radioelétrico para as comunicações e de conceber futuros sistemas de radar”, afirmou o Professor Michael Garrett, da Universidade de Manchester, que é co-investigador.

"Os métodos desenvolvidos para modelar e detetar estes sinais fracos podem também ser utilizados em astronomia, defesa planetária e mesmo na monitorização do impacto da tecnologia humana no nosso ambiente espacial".

Isto levanta a questão de saber se estamos sozinhos no Universo e, se não estivermos, será que nos conseguem ver?

Referência da notícia

How airports like Heathrow and Gatwick could help aliens spot Earth. Phys provided by Royal Astronomical Society. July 2025.