Temperaturas abaixo da média e chuva farão parte dos próximos dias em Portugal continental: eis as áreas mais afetadas

A chuva regressou e as temperaturas vão diminuir em todo o país. Uma frente fria e uma massa de ar frio contribuem para estes fatores. Confira aqui a previsão!

O dia de hoje, domingo (7 de setembro), contou com vários períodos de chuva moderada a forte em vários locais do Norte e Centro do país, especialmente na faixa litoral, devido à passagem de uma frente fria. Nas próximas horas esta tendência de precipitação irá manter-se, ainda que se alastre para o Sul do país. Tanto essa região como zonas do interior poderão registar episódios de chuva forte, especificamente a Beira Baixa e o Alentejo.

No vídeo

Podemos observar uma massa de ar frio a chegar ao país, resultando numa descida generalizada das temperaturas e, consequentemente, em valores de anomalias térmicas negativas.

Em relação às temperaturas máximas, estas deverão ser inferiores face ao dia de ontem, com valores a oscilar entre os 20ºC em Viana do Castelo e os 27ºC em Lisboa. A nível local, o Vale do Douro e o Sotavento Algarvio deverão ser as regiões mais quentes do país, com cerca de 29ºC.

A semana começa seca, mas a chuva regressa já na terça-feira, devendo intensificar-se na quarta

Amanhã, segunda-feira (8), amanhecerá com céu geralmente nublado, com tendência a abrir com o passar das horas, ainda que a nebulosidade possa persistir essencialmente no Centro e Sul do país.

Apesar da mesma, não há previsão de precipitação para este dia, no entanto, é expectável que ao final do dia de terça-feira (9) a mesma possa regressar ao noroeste do país, ainda que se forma pouco expressiva e passageira.

chuva prevista
Na quarta-feira a chuva poderá ser mais expressiva, devendo afetar o litoral Norte e Centro.

Contudo, será na quarta-feira que a chuva poderá marcar presença de forma mais persistente na nossa geografia continental, como podemos observar no mapa acima. Esta deverá chegar ao noroeste do país durante a manhã, podendo alastrar-se a outras zonas do litoral Norte e Centro, devendo persistir até à madrugada de quinta-feira (11).

Uma massa de ar frio irá contribuir para anomalias térmicas negativas generalizadas

Também a partir de hoje, domingo, as temperaturas diminuem, como já referimos, sendo esta a tendência, pelo menos até terça-feira. Esta diminuição dever-se-á à aproximação de uma massa de ar frio, que deverá influenciar não só Portugal, mas também Espanha e França.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Esta diminuição dos valores irá contribuir para valores de temperatura anómalos. Todo o país registará temperaturas abaixo da normal climatológica, tanto durante o dia, como durante a noite. Os valores de anomalia negativa poderão ir até aos 9ºC abaixo do expectável para a época, tal como podemos observar no mapa abaixo.

anomalia térmica
Os valores de anomalia térmica negativa vão intensificar-se nos próximos dias.

Desta forma, para amanhã, esperam-se valores máximos entre os 18ºC em Viana do Castelo e os 27ºC em Faro. O Algarve poderá ser a região mais quente do país, com 30ºC. Já as mínimas irão variar entre os 9ºC em Bragança e os 21ºC em Faro.

Terça-feira, as temperaturas máximas poderão manter-se no Norte e diminuir no Sul. Assim espera-se uma oscilação entre os 18ºC em Viana do Castelo e os 25ºC em Lisboa e Faro. Já as mínimas poderão variar entre os 8ºC em Viseu e os 18ºC em Lisboa.

Na quarta-feira, as temperaturas voltam a diminuir no Norte do país e aumentarão ligeiramente no Sul, especialmente no Algarve, onde Faro poderá ser o distrito mais quente, com 28ºC de máxima. Vila Real e Guarda poderão ser das cidades mais frescas, com máximas de 18ºC. Nesse dia dar-se-á um ligeiro aumento das mínimas, esperando-se uma variação entre os 10ºC para a Guarda e os 21ºC para Lisboa.