Próximos dias com chuva fraca e nebulosidade em todas estas regiões de Portugal: saiba quais!

Os dias cinzentos e a chuva estão de volta a Portugal continental, mas afetarão apenas algumas zonas específicas. Conheça quais, aqui connosco!
A instabilidade atmosférica regressou a Portugal continental e deverá permanecer nos próximos dias. Esta mudança no nosso cenário meteorológico deve-se à influência do ex-furacão Erin, que se transformou entretanto numa forte depressão extratropical no Atlântico Norte.
Esta já deu origem a uma série de avisos meteorológicos devido à agitação marítima nos últimos dias, emitidos pelo IPMA - que, entretanto, já foram levantados - e também já resultou em episódios de precipitação em diversos locais, especialmente no litoral Norte do país.
A nebulosidade e a precipitação poderão persistir nos próximos dias
Os efeitos esperados da influência desta tempestade extratropical são dias parcialmente nublados, mais ventosos, e a possibilidade de ocorrência de precipitação fraca a moderada, com maior expressão no noroeste do país.

Esta chuva poderá, de forma pontual, chegar a outros locais da faixa litoral Norte e Centro, mas de forma pouco expressiva, ao longo dos próximos dias. Sendo que, como podemos observar no mapa acima, a maior acumulação de precipitação deverá ser registada no noroeste do país, com valores até 14 mm.
As temperaturas máximas poderão aumentar, mas voltarão a diminuir brevemente
Para além disto, também as temperaturas diminuíram de forma generalizada e significativa. Para hoje, quinta-feira (28 de agosto), esperam-se máximas entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 27 ºC em Beja e Faro.
Ainda assim, espera-se que entre amanhã e sábado os termómetros aumentem, especialmente no Sul do país, onde o mercúrio poderá ultrapassar os 30 ºC no Alentejo e no Algarve, no entanto, é expectável que no domingo voltem a diminuir, sendo que os valores mais elevados deverão registar-se no Baixo Alentejo e no Sotavento Algarvio, na ordem dos 30 ºC.
Esta tendência de diminuição das temperaturas manter-se-á no arranque da próxima semana, onde precisamente o noroeste do país será a região mais fresca do continente, com valores máximos a não ultrapassarem os 21 ºC na segunda-feira, sendo que na terça-feira espera-se uma nova descida na mesma zona.