Até 31 de agosto Portugal enfrentará temperaturas amenas, chuva fraca e rajadas até 60 km/h: eis as zonas mais expostas

Os próximos dias vão trazer uma descida das temperaturas com algum vento, um lembrete de que o período de férias está a terminar. Acompanhe a nossa previsão e prepare o seu fim de semana da melhor forma!
Nas últimas duas semanas, os sucessivos estados do tempo têm ficado marcados pela amenidade. Os dias têm apresentado mais nebulosidade e vento tem soprado com mais intensidade, tendo-se registado um episódio de agitação marítima em pleno verão. De resto, esta situação acabou por provocar alguns danos em estruturas e alguns sustos a banhistas menos preparados.
No que resta desta semana, as temperaturas vão descer, sendo que se espera alguma precipitação nas regiões do Norte e Centro. A descida é de tal ordem que na última madrugada os termómetros voltaram a aproximar-se dos 0 ºC no ponto mais alto de Portugal continental (Torre – Serra da Estrela). Para além disso recomenda-se precaução nas deslocações à praia, já que se prevê a continuação da agitação até domingo.
No sábado as temperaturas voltam a subir
Naquele que é o último fim de semana de agosto, o último suspiro de férias antes do regresso ao trabalho, a previsão do estado do tempo aponta para um dia de sábado (30) com períodos de muita nebulosidade e uma subida da temperatura, em especial da mínima, no território continental. A chuva, na forma de aguaceiros, também deverá afetar as regiões do litoral Norte e Centro no período da manhã.

O vento deverá soprar fraco a moderado de Oeste, sendo expectável um aumento da intensidade ao longo do dia, nas terras altas e na faixa costeira alentejana e algarvia. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 13 ºC da Guarda e os 20 ºC de Faro. Já as máximas deverão oscilar entre os 21 ºC de Viana do Castelo e os 31 ºC de Castelo Branco, Évora e Beja.
No que toca aos territórios insulares, para a Madeira, a nossa previsão aponta para chuva, na forma de aguaceiros, na vertente Norte da ilha, com os restantes territórios a terem um dia de sábado com períodos de céu muito nublado. As temperaturas mínimas poderão oscilar entre os 18 ºC e os 21 ºC, com as máximas a variarem entre os 24 ºC e os 27 ºC.

A previsão de chuva na forma de aguaceiros estende-se ao arquipélago dos Açores, sendo igualmente expectável bastante nebulosidade durante o dia, nas ilhas dos Grupos Central e Oriental. A escapar à previsão de aguaceiros e persistência de nebulosidade deverão estar as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo). As temperaturas mínimas poderão rondar os 20 ºC/21 ºC, com as máximas a poderem variar entre os 23 ºC e os 25 ºC.
Subida térmica será de "pouca dura"
Para o dia de domingo (31), a nossa previsão aponta para uma nova (mas ligeira) descida das temperaturas, no continente que será acompanhada de aguaceiros que se estenderão aos distritos de Viseu e Coimbra bem como a todo o Nordeste transmontano. O dia também se iniciará com bastante nebulosidade, que se dissipará, de forma geral, ao longo do dia, mas que pode persistir em algumas regiões do Norte e do Centro.

O vento continuará a soprar fraco a moderado, sendo que são esperadas rajadas entre os 50 km/h e os 60 km/h na faixa costeira ocidental a Sul do Cabo Carvoeiro, principalmente no período da tarde. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 11 ºC da Guarda e os 19 ºC de Lisboa e Faro. Por seu lado, as máximas poderão variar entre os 20 ºC de Viana do Castelo e os 30 ºC de Faro.

A previsão para os Açores, mostra um domingo completamente diferente do sábado anterior, sem previsão de aguaceiros e com alguma nebulosidade, mas períodos de boas abertas nas ilhas dos Grupos Central e Oriental. Em sentido inverso, o domingo nas ilhas do Grupo Ocidental será de mais nebulosidade. As mínimas deverão rondar os 18 ºC/20 ºC, com as máximas entre os 23 ºC e os 24 ºC.
Na Madeira, a previsão do estado do tempo mantém-se bastante idêntica à de sábado, com possibilidade de aguaceiros na vertente Norte da ilha e bastante nebulosidade nos restantes territórios. As mínimas deverão variar entre os 18ºC e os 22ºC, com as máximas entre os 23 ºC e os 26 ºC. O último fim de semana de agosto, aparentemente, estabelecerá o padrão para a primeira semana de setembro.