Hoje e amanhã o ar polar provocará uma descida significativa das temperaturas em Portugal: eis as regiões mais afetadas

A passagem de um vale depressionário com ar polar está a provocar uma descida acentuada das temperaturas em Portugal continental. Saiba quais as regiões mais expostas ao tempo fresco.
O tempo instável que se instalará a partir da tarde de hoje - quarta-feira, 27 de agosto - será uma das características prevalecentes da reta final de agosto em Portugal continental. Tudo se deve à influência indireta do ex-furacão Erin, agora transformado numa forte depressão extratropical no Atlântico Norte, que vai alterando substancialmente o padrão meteorológico ao permitir a chegada de massas de ar mais frescas e húmidas até à nossa geografia.

Entre os efeitos causados por esta poderosa depressão extratropical, situada nas imediações das Ilhas Britânicas, estão: descida acentuada das temperaturas, especialmente nas Regiões Norte e Centro, vento moderado a forte de Noroeste e algumas nuvens, embora a chuva prevista seja escassa e residual.
Mudança brusca do tempo devido à passagem de um vale depressionário com ar polar
Embora o estado do tempo se comporte de forma diferente todos os anos, alguns padrões tendem a repetir-se. Um deles são os episódios de depressões atlânticas, que costumam ocorrer no final de agosto - na reta final do verão - cujos remanescentes, já sob a forma de frentes muito debilitadas conseguem alcançar a nossa latitude.
Hoje, quarta-feira (27), um vale depressionário de ar frio com origem polar está a condicionar as condições meteorológicas em Portugal continental. Gerará nas próximas horas um aumento da instabilidade atmosférica, tanto hoje como amanhã, quinta-feira (28). Isto deve-se, tal como já foi referido, à depressão extratropical no Atlântico Norte que fez movimentar vários centros de ação atmosféricos.
Haverá uma descida significativa das temperaturas em praticamente o território inteiro, mais acentuada no Norte e no Centro. Em relação a ontem, várias zonas do país registaram uma descida até 8 ºC!
Amanhã as temperaturas voltarão a descer de forma generalizada, mas ligeira
Amanhã, quinta-feira 28 de agosto, a passagem do vale depressionário com ar frio de origem polar fará com que as temperaturas desçam ainda mais, com a descida térmica a ser sentida na maioria dos distritos da nossa geografia.
Todavia, o arrefecimento será substancialmente mais suave do que hoje, dado que nas capitais de distrito de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja a temperatura máxima só deverá baixar 1 ºC em relação a hoje. Por outro lado, prevê-se que Santarém mantenha a temperatura máxima (26 ºC) e que a capital de distrito de Faro seja a que registe a descida mais significativa (2 ºC) em relação ao dia de hoje.

Em termos de distritos, Beja e Castelo Branco serão alguns daqueles que a descida será mais brusca, uma vez que nalgumas zonas destes distritos se registará um arrefecimento de 3 ou 4 ºC em relação a hoje.
O Vale do Douro (zonas dos distritos de Vila Real, Viseu e Bragança), a Beira Baixa (distrito de Castelo Branco), o Alentejo (distritos de Portalegre, Évora e Beja) e o Algarve (distrito de Faro) enfrentarão, à escala regional, as maiores descidas de temperatura. Porém, a descida térmica será generalizada, isto é, abrangerá todo o território de Portugal continental.