Nas próximas 48 horas duas frentes frias afetarão Viana do Castelo, Braga e mais 11 distritos

O tempo vai continuar a alterar-se nas próximas horas e dias em Portugal continental. Neste fim de semana de 19 e 20 de julho, prevê-se chuva e nova descida das temperaturas. Eis as regiões mais afetadas pelas frentes frias!

Após uma primeira metade da semana marcada pelo tempo quente de verão, esta sexta-feira (18) foi notável como as condições meteorológicas mudaram de norte a sul de Portugal continental, sobretudo do ponto de vista das temperaturas, que baixaram consideravelmente.

Apesar da mudança abrupta no estado do tempo, a estabilidade meteorológica perdurou durante grande parte desta jornada de sexta-feira, 18 de julho.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

O vento de Oes-Noroeste também intensificou, e, devido a um vale depressionário vindo de noroeste, ao qual está associada uma massa de ar polar (mais fresca), é expectável a ocorrência de aguaceiros nas últimas horas desta sexta (18) e na madrugada de sábado em vários pontos dos distritos que constituem as Regiões do Litoral Norte e Centro.

Os fatores que estão na origem desta mudança de tempo

Um vale depressionário e a posterior passagem de um depressão fria atlântica irão provocar, já desde hoje, e ao longo das próximas 48 horas, uma descida quase generalizada das temperaturas, bem como períodos de chuva ou chuvisco, fracos. Nalgumas zonas prevê-se que a precipitação seja moderada ou localmente forte.

A precipitação acumulada será superior a 10 mm em vários locais do Noroeste Minhoto.

De norte a sul de Portugal continental o arrefecimento do estado do tempo será muito significativo, fazendo por várias horas parecer que nem sequer no verão estamos, sobretudo nas regiões costeiras, mais expostas, por norma, à nortada e à precipitação gerada pelas tempestades atlânticas.

Sábado com chuviscos dispersos pelo Norte e Centro

Amanhã - sábado, 19 de julho - Portugal continental estará exposto à influência de uma depressão fria atlântica que circulará nas imediações das Ilhas Britânicas. Uma frente aproximar-se-á pelo Noroeste da nossa geografia, produzindo nuvens de evolução nas Regiões Norte e Centro.

Após uma primeira vaga de precipitação muito dispersa e localizada nas primeiras horas da madrugada de sábado (19), ao final desse dia espera-se que volte a chover nalgumas zonas do Minho e, quiçá, Douro Litoral.

Domingo, 20 de julho, saiba as horas mais chuvosas e as zonas mais afetadas em Portugal

De acordo com os mapas de referência da Meteored, elaborados a partir dos dados disponibilizados pelo nosso modelo de maior confiança (ECMWF), a precipitação não só será mais provável e mais abrangente em termos geográficos entre a meia-noite (00:00) e o meio-dia (12:00) do próximo domingo, 20 de julho, como também é neste período que se prevê o maior volume de precipitação acumulada na unidade territorial do Continente.

De um modo geral, choverá em toda a Região Norte, mas também em várias zonas da Região Centro (geralmente menos exposta à depressão). Inclusive a sul do rio Tejo, alguns locais do distrito de Portalegre poderão registar ocasionalmente precipitação fraca.

Uma segunda frente fria, com atividade moderada e associada a uma depressão atlântica, varrerá o Norte e parte do Centro de Portugal continental este domingo, 20 de julho.

As zonas potencialmente mais afetadas pela chuva são os distritos que situam a norte do rio Mondego, mas especialmente os que se situam a oeste da Barreira de Condensação (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro e setores ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu).

Em pleno verão, este fim de semana de 19 e 20 de julho será pouco propício às atividades ao ar livre, não só pelo arrefecimento notável do estado do tempo (massa de ar polar), como também pelos ventos húmidos e frescos de Oes-Noroeste e pela precipitação que, durante boa parte deste período, estará presente em numa parte considerável do território de Portugal continental.