Porque é que o Lago Michigan é o destino mais popular dos Estados Unidos e o lago mais perigoso do país?

O Lago Michigan é o segundo maior lago e o único situado inteiramente nos Estados Unidos. É um dos destinos mais populares do país. No entanto, este deslumbrante destino cénico é também o mais perigoso.

Lake Superior, Michigan
O Lago Michigan, o segundo maior lago dos EUA, com milhões de visitantes todos os anos, é o lago mais mortífero dos Estados Unidos.

Milhões de pessoas visitam o Lago Michigan todos os anos. A sua beleza natural, a grande variedade de atividades recreativas e o fácil acesso fazem dele um dos destinos mais movimentados e populares dos Estados Unidos. No entanto, é também o grande lago mais perigoso do país. Aqui, analisamos mais de perto a razão pela qual este lago deslumbrante e pitoresco é o mais perigoso da América.

Todos os Grandes Lagos podem ser perigosos, mas porque é que o Lago Michigan é o mais mortífero?

O Lago Michigan é mais parecido com um oceano; pode gerar ondas grandes, correntes fortes e condições meteorológicas imprevisíveis. Sendo mais povoado do que os outros Grandes Lagos, o Lago Michigan destaca-se por ter todas as caraterísticas necessárias para ser o mais mortífero.

  • Facilmente acessível e popular: O Lago Michigan estende-se ao longo de 2 577 quilómetros de costa, com grandes centros que o tornam facilmente acessível. No extremo sul do lago fica Chicago, Illinois; mais a norte, na margem ocidental, fica Milwaukee, Wisconsin. E no lado do Michigan, Grand Rapids, perto da água e de fácil acesso.
  • Correntes perigosas no lago: Com uma profundidade máxima de 282 metros, o Lago Michigan é propenso a fortes correntes que podem tornar as atividades aquáticas perigosas, incluindo correntes de rebentação e correntes de rebentação que mesmo os nadadores experientes devem ter em atenção.
  • Densamente povoado e extremamente perigoso: com zonas de grande tráfego como Chicago nas proximidades, o Lago Michigan atrai mais de 20 milhões de visitantes por ano e está rodeado por cerca de 12 milhões de habitantes. Esta extraordinária densidade populacional aumenta o risco de afogamento, especialmente durante os meses agitados de verão. Em 2023, cerca de metade dos afogamentos nos Grandes Lagos ocorreram no Lago Michigan, onde 41 pessoas perderam a vida.
  • Poluição e qualidade da água: Tal como muitas águas interiores, o Lago Michigan é afetado pela poluição causada pelo escoamento de águas pluviais, resíduos industriais, drenagem urbana, sistemas sanitários com excesso de água, eliminação inadequada de resíduos e sistemas sépticos com mau funcionamento. As cidades costeiras, a construção e a intensa atividade em torno do lago agravam estes problemas, gerando por vezes níveis perigosos de E. coli e outros poluentes, especialmente após chuvas fortes. Estes poluentes e bactérias aumentam os riscos para os banhistas e para os praticantes de desportos aquáticos.

Conselhos para desfrutar do lago em segurança

Verifique a previsão do tempo antes de sair para a água, pois as tempestades podem formar-se rapidamente. Mantenha-se sempre dentro das zonas de natação designadas e evite a água em dias de bandeira vermelha.

Tenha muito cuidado durante o verão ou nos fins-de-semana de feriados, como o 4 de julho, quando o lago está cheio e ocorre a maioria dos acidentes. Compreenda os riscos, tome medidas para se manter seguro e siga as diretrizes locais para desfrutar de uma experiência inesquecível no Lago Michigan e criar memórias indeléveis da sua beleza intemporal.

Referência da notícia

Why This Great Lake Is America's Deadliest Lake. www.worldatlas.com/lakes/why-this-great-lake-is-america-s-deadliest-lake-47409.html.