Entre sábado e domingo, uma depressão fria atlântica trará chuva e descida das temperaturas a estas zonas de Portugal

A depressão atlântica que irá passar nas imediações das Ilhas Britânicas trará uma descida das temperaturas a praticamente todo o território de Portugal continental, bem como chuva, por vezes localmente moderada ou forte. Saiba a previsão completa!
Após vários dias de calor intenso, hoje o céu esteve muito nublado de manhã, tendo ocorrido alguns chuviscos fracos no Noroeste de Portugal continental, incluindo Minho e Douro Litoral. Entretanto, o céu foi abrindo e o tempo aqueceu, mas a mudança de tempo abrupta em pleno verão e período da canícula... irá mesmo ocorrer nos próximos dias!
Para amanhã - sexta-feira, 18 de julho - a mudança no estado do tempo será ainda mais notável, sobretudo nas regiões do litoral. O céu apresentar-se-á predominantemente pouco nublado ou limpo no Continente, mas no litoral Norte e Centro são expectáveis vários períodos de muita nebulosidade, com possibilidade de nova ocorrência de chuva fraca ou chuvisco no período matinal.
O vento soprará fraco a moderado Oes-Noroeste, pontualmente forte na faixa costeira a sul do Cabo Espichel durante a tarde. Prevê-se que sopre moderado a forte nas terras altas, por vezes com as rajadas a alcançarem intensidade de 60 km/h. O tempo ficará mais fresco devido a uma ligeira descida das temperaturas, em particular das máximas.
Fim de semana com arrefecimento significativo à vista
No sábado, 19 de julho, uma frente associada a uma depressão fria atlântica aproximar-se-á do noroeste da Península Ibérica, distribuindo a precipitação, inicialmente, na Galiza e nas Astúrias, e, mais tarde, noutras comunidades autónomas espanholas, tais como Cantábria, País Vasco, Castela e Leão, entre outras.

Em Portugal continental toda a Região Norte e uma boa parte do Centro, especialmente no litoral e numa boa parte das zonas montanhosas, serão afetados à medida que a frente for percorrendo o Norte da Península de oeste para leste.
Por causa da chegada de uma massa de ar polar mais fresca, as temperaturas descerão de forma significativa e generalizada, sobretudo no domingo, 20 de julho.
O vento soprará predominantemente do quadrante Oeste, soprando pontualmente forte na faixa costeira meridional (Algarve) e nas terras altas do Centro e Sul.
Distritos portugueses onde a probabilidade de ocorrência de chuva será maior
Uma depressão fria atlântica estará na origem desta abrupta mudança do estado de tempo, à medida que vamos penetrando na segunda quinzena de julho.
O sistema de baixas pressões circulará nas imediações das Ilhas Britânicas ao longo do fim de semana de 19 e 20 de julho, 'lançando' várias frentes e linhas de instabilidade para Portugal continental, bem como uma massa de ar polar, que resultará numa descida considerável das temperaturas e tempo significativamente mais fresco.
A probabilidade de chuva será maior nas regiões situadas a oeste da Barreira de Condensação, com destaque para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu. A partir das 12:00 a probabilidade de ocorrência de precipitação diminuirá significativamente, apesar de se manter a possibilidade de chuva nalguns locais e zonas da nossa geografia.

Também poderá chover noutros locais de outros distritos do Norte e Centro (Bragança, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Lisboa). Nas regiões situadas a sul do Tejo só se espera nebulosidade. E no Algarve, céu limpo ou pouco nublado, especialmente no Sotavento.