Em pleno verão, chuva regressará a Portugal continental após entrada do calor canicular: eis as zonas mais afetadas!

O calor regressou ao continente, estando, neste momento, 10 distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente, no entanto, este será "sol de pouca dura". A instabilidade regressa a partir de amanhã!
O dia de hoje contará com céu geralmente limpo e com temperaturas elevadas, especialmente ao longo da faixa interior e no Sul do país. Esperam-se valores máximos entre os 22 ºC em Viana do Castelo e os 39 ºC em Beja. Localmente, podem registar-se até 41 ºC tanto no Vale do Douro como no Baixo Alentejo.
Segundo o IPMA, até às 21h estarão em vigor 10 avisos amarelos, devido ao tempo quente, para os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Setúbal, Vila Real e Viseu. O arquipélago da Madeira conta com um aviso laranja, também devido ao calor, para as Regiões Montanhosas, e com um aviso amarelo para a Costa Sul, em vigor até às 18h de amanhã, quinta-feira.
A instabilidade está "ao virar da esquina"
No entanto, a partir de amanhã a nebulosidade regressa ao continente e espera-se uma descida significativa das temperaturas, especialmente nos distritos próximos ao litoral, ainda que esta se possa sentir noutras regiões. Desta forma, esperam-se valores máximos entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 35 ºC em Beja.

Com a chegada desta instabilidade, espera-se que a chuva regresse já na sexta-feira, especialmente a partir das primeiras horas da tarde, e afete essencialmente o litoral Norte e Centro, com períodos de chuva fraca a moderada. Também as temperaturas voltarão a diminuir em todo o país, sendo expectáveis valores máximos entre os 19 ºC para Viana do Castelo e os 30 ºC para Faro e Beja.
No fim de semana a chuva poderá continuar
Para o fim de semana espera-se a ocorrência de precipitação fraca em alguns locais da região Centro, no sábado, especialmente ao longo da manhã, devendo, com o passar das horas, a mesma dissipar-se. Neste dia, as temperaturas deverão manter-se semelhantes às do dia anterior.
No domingo é expectável que a chuva possa ocorrer em toda a região Norte, desde as primeiras horas da madrugada, devendo dissipar-se à medida que se desloca para Sul, ainda que esta dissipação possa ocorrer apenas ao final do dia. Para além da chuva, espera-se uma nova descida das temperaturas, principalmente no Norte do país, onde o Porto e Viana do Castelo podem registar 19 ºC.