Fim de semana de verão promete trazer chuva a Portugal: saiba quais as regiões mais afetadas!

Depois de uma semana que contou com dois dias de calor intenso, o verão faz uma pausa no próximo fim de semana. Prepare o seu dia-a-dia ao acompanhar a nossa previsão!
A terceira semana de julho ficou pautada por variações significativas do estado do tempo: se a segunda, terça e quarta-feira ficaram marcadas pelo calor, a segunda metade vai ficar marcada pela descida generalizada das temperaturas, em praticamente todo o território nacional.
Uma depressão atlântica fará com que o estado do tempo mude drasticamente a partir de sexta-feira, sendo expectável que a chuva esteja de regresso já no sábado e se mantenha no domingo. Esta pausa no verão acontece depois do IPMA ter emitido uma série de avisos amarelos relacionados com a persistência do tempo quente, essencialmente nos distritos do interior de Portugal Continental.
Este regresso da primavera, em pleno verão, antecede um novo período de calor intenso, sendo que poderá ser mesmo considerada uma onda de calor, que afetará os últimos dias do mês de julho.
Sábado, dia 19, com verão só a Sul
O dia de sábado (19) vai iniciar-se com muita nebulosidade, sendo que esta se dissipará ao longo da manhã, à exceção do litoral ocidental a Norte do Cabo Raso onde a nebulosidade será persistente ao longo do dia. O vento deverá soprar fraco a moderado de Oeste ou de Noroeste, sendo que poderá soprar forte durante a tarde, nas terras altas do Centro e do Sul.

Esperam-se períodos de chuva fraca ou chuviscos no litoral Centro e Norte, entre o Cabo Mondego e Caminha. Ao nível das temperaturas, as máximas serão modestas e espera-se que as mínimas subam ligeiramente, em relação a sexta-feira (18). As mínimas deverão oscilar entre os 11 ºC e os 19 ºC, sendo que as máximas deverão variar entre os 21 ºC e os 31 ºC. O Sul do país, nomeadamente o Baixo Alentejo e o Algarve, serão os únicos territórios cuja temperatura chegará aos 30 ºC.
No arquipélago dos Açores, a nossa previsão aponta para chuva nas ilhas do grupo Ocidental e Central, sendo que as ilhas do grupo Oriental deverão escapar a este cenário, esperando-se períodos de céu nublado intercalado com boas abertas. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 19 ºC e os 21 ºC, sendo que as máximas poderão oscilar entre os 23 ºC e os 25 ºC.

Já no arquipélago da Madeira, o sábado ficará marcado pelo céu limpo com períodos de alguma nebulosidade. Apenas estão previstos aguaceiros em partes da vertente Norte da ilha. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 18 ºC e os 21 ºC, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 23 ºC e os 26 ºC.
Domingo, 20 de julho, com provável agravamento
O dia de domingo (20) vai iniciar-se da mesma forma que o dia anterior, ao nível da nebulosidade. Há mesmo a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal nas áreas litorais do Norte e Centro. A chuva, na forma de aguaceiros, irá estender-se a todo o Norte do país, incluindo os distritos de Vila Real e Bragança, sendo mais frequente no período da manhã.

O vento também soprará fraco a moderado, sendo expectável que sopre forte nas terras altas no Centro e Sul. As temperaturas máximas continuarão a cair, esperando-se uma ligeira subida das mínimas. Estas, deverão variar entre os 13 ºC e os 19 ºC, com as máximas a oscilar entre os 20 ºC e os 30 ºC.
No arquipélago da Madeira, a nossa previsão aponta para um domingo sem chuva. O céu estará pouco nublado ou limpo em toda a ilha da Madeira, sendo que para a ilha do Porto Santo esperam-se períodos de maior nebulosidade. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 18 ºC e 21 ºC, e as máximas deverão rondar os 23 ºC / 25 ºC.

Tal como se prevê para a Madeira, o dia de domingo nos Açores também será de menos chuva. Estão previstos aguaceiros nas ilhas Terceira e Graciosa, sendo que para as restantes ilhas esperam-se períodos de céu muito nublado. A vertente Sul da ilha de São Miguel e a ilha de Santa Maria poderá contar com céu pouco nublado ou limpo, ao longo do dia. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 18 ºC e os 20 ºC. Já as máximas poderão variar entre os 22 ºC e os 24 ºC.
Apesar deste fim de semana desolador, do ponto de vista dos turistas e das famílias que estão de férias, na quarta e penúltima semana do mês de julho espera-se o regresso em força do calor.