Amanhã, 15 de agosto, Mirandela e outra cidade do Norte de Portugal ultrapassarão os 40 ºC

Para esta sexta-feira, 15 de agosto e feriado de Nossa Senhora da Assunção, espera-se a continuidade dos avisos amarelo e laranja de tempo quente. Preveem-se temperaturas iguais ou superiores a 40 ºC em Portugal continental. Saiba onde!
Até domingo, 17 de agosto, não se preveem grandes alterações na situação meteorológica em Portugal continental, pelo que o calor tórrido das últimas semanas irá arrastar-se por mais alguns dias. Muita gente irá usufruir do feriado de amanhã - sexta-feira, 15 de agosto e Dia da Assunção de Nossa Senhora - para estender o período de férias ou de fim de semana.
Deste modo, importa perceber quão quente será o dia de sexta-feira (15) na nossa geografia, não só em termos de risco que as temperaturas elevadas representam para a saúde, como também pelo perigo associado aos incêndios florestais.
Eis o que esperar do estado do tempo para o feriado de 15 de agosto
Para amanhã - sexta-feira, 15 de agosto - prevê-se céu geralmente pouco nublado ou limpo, fruto das altas pressões que, com o seu carácter estacionário, vão trazendo as típicas condições estivais de tempo seco, estável, soalheiro e quente.
Na faixa costeira ocidental é expectável bastante nebulosidade até ao final da manhã (litoral Norte, Oeste e zonas do litoral alentejano e do litoral ocidental algarvio) sendo possível que persista nalguns locais durante o dia.

Prevê-se vento geralmente fraco e a soprar predominantemente do quadrante Sul, sendo temporariamente moderado a forte nas terras altas a partir do início da manhã. No litoral Oeste espera-se que o vento sopre do quadrante Oeste. Ademais, é provável que se forme nevoeiro nalguns locais das regiões mais próximas ao mar.
Sexta-feira mais fresca no litoral, mas 40 ºC previstos para várias localidades do interior
Apesar da persistência dos avisos de tempo quente em Portugal continental nesta sexta-feira, 15 de agosto, prevê-se um alívio térmico substancial no litoral Oeste, isto é, os termómetros irão registar uma descida das temperaturas máximas nesta região do nosso país.
Algumas das máximas previstas são: 22 ºC em Viana do Castelo, 24 ºC no Porto, Figueira da Foz e Sagres, 25 ºC em Aveiro e 27 ºC em Setúbal - todas com previsão de valores mais baixos em relação a esta quinta-feira, dia 14.

Amanhã, o aviso laranja irá manter-se em vários distritos do interior devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima: Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. Recordemos que este último distrito possui uma porção territorial banhada pelo Atlântico, isto é, também tem litoral, porém, o aviso laranja de tempo quente apenas se aplica (ou deveria aplicar) à parte interior do distrito.
Várias aldeias, vilas e cidades pertencentes aos distritos supracitados ainda irão atingir o patamar dos 40 ºC nesta sexta-feira, 15 de agosto.
Neste 15 de agosto estas duas cidades nortenhas poderão atingir 41 ºC
De acordo com os nossos mapas, é na Região Norte do Continente que se preveem as temperaturas mais elevadas em todo o país no feriado da Assunção de Nossa Senhora. A cartografia sinóptica indica que a cidade de Peso da Régua, situada no distrito de Vila Real, e a cidade de Mirandela, localizada no distrito de Bragança, serão algumas das mais quentes de toda a nossa geografia. Espera-se que ambas atinjam 41 ºC amanhã.
Não é somente a atmosfera (massa de ar quente e seca, forte incidência de radiação solar, baixa altitude e vento fraco ou praticamente inexistente), mas também e sobretudo um fator geográfico (a topografia) aquele que diferencia estas duas cidades de Portugal continental, em relação a outras que não deverão registar um valor tão elevado.

Ambas se situam em vales (Tua e Douro) estreitos e profundos, com relevo acidentado e encostas íngremes. Estas características topográficas impedem a circulação do ar, o que dificulta a dissipação do calor acumulado.
O stress térmico vai manter-se elevado em várias regiões do país, pelo que recomendamos fortemente que reforce os cuidados básicos de proteção: hidratação frequente, utilização de roupas leves e frescas e evitar a exposição direta ao sol durante as horas de maior calor.