Tempo quente mantém Portugal sob aviso amarelo e laranja, mas já se vislumbra um alívio térmico: saiba em que zonas!

A chuva surgiu ontem em algumas localidades do interior Norte e Centro, no entanto, a partir de hoje o tempo seco voltará a imperar. Saiba mais aqui!
Depois de um breve período de instabilidade, principalmente no interior Norte do país, a estabilidade estará de volta. O dia de hoje poderá contar com alguma nebulosidade ao longo das próximas horas, no Norte e Centro, não se descartando alguns episódios de chuva fraca também no interior Norte, ao longo da tarde.
Quanto às temperaturas, as máximas poderão variar entre os 23 ºC em Viana do Castelo e os 40 ºC em Beja. A região do Ribatejo, assim como o Alentejo, serão as mais quentes do país, com o mercúrio a poder chegar aos 41 ºC.
Os dias secos e soalheiros vão imperar
Para amanhã, quinta-feira, espera-se um dia seco e soalheiro e um aumento das temperaturas no Norte, onde as mesmas poderão oscilar entre os 25 ºC em Viana do Castelo e os 39 ºC em Castelo Branco e Évora. Localmente, os termómetros podem chegar aos 42 ºC no Vale do Douro e na Beira Baixa.

Sexta-feira poderá denotar um pequeno alívio das temperaturas, especialmente na faixa litoral Norte e Centro, onde os valores máximos não deverão ultrapassar os 25 ºC. No entanto, a faixa interior e o Sul do país continuarão a registar valores máximos na ordem dos 40 ºC ou mais.
Para além disto, também se espera um arrefecimento noturno mais expressivo, sendo que a noite de quinta-feira poderá ser exceção e contar com valores mais tropicais, acima dos 20 ºC. As restantes poderão contar com valores mais baixos, especialmente no litoral.
País sob aviso meteorológico de calor
O IPMA continua com vários avisos de calor ativos para todo o continente. Hoje, quarta-feira, estão em vigor avisos laranja para os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. Os restantes encontram-se sob aviso amarelo.
Amanhã, quinta-feira, também os distritos de Vila Real, Viseu, Leiria e Setúbal passarão para aviso laranja, sendo que os restantes manter-se-ão sob aviso amarelo.
Segundo a mais recente atualização destes avisos, na sexta-feira, o cenário melhora, tendo em conta a diminuição das temperaturas prevista, sendo que os distritos do litoral Norte, assim como Lisboa e Faro, ficarão isentos de qualquer aviso. Já os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco irão manter o aviso laranja e os restantes mantém o aviso amarelo.