Fim de semana em Portugal: subida da temperatura antes do episódio de calor. Eis as zonas mais expostas aos raios UV!

O tempo em Portugal continental voltou a estabilizar. Com as altas pressões a rondar o nosso território, prevê-se uma nova subida das temperaturas nos próximos dias. Mas atenção, há que ter também cautela com a radiação UV. Eis a previsão completa!

Neste segundo fim de semana de julho, espera-se alguma nebulosidade parcial em distintas fases do dia em várias zonas de Portugal continental. Sábado (12) e domingo (13) serão marcados por um gradual aumento das temperaturas, que será mais acentuado numas regiões do que noutras.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Apesar da subida dos valores máximos da temperatura, os termómetros deverão oscilar entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 30 ºC em Beja e Castelo Branco.

Para o próximo domingo, 13 de julho, prevê-se que os termómetros voltem a assinalar mais de 30 ºC em várias zonas do país, sobretudo no interior. No mapa observam-se 31 ºC em locais do distrito de Castelo Branco, região da Beira Baixa.

À escala local, nas zonas que no verão são tendencialmente mais quentes a nível climático-meteorológico, tais como o Vale do Douro, a Beira Baixa e o Alentejo, as temperaturas poderão atingir os 32 ºC.

Calor estival voltará "à carga". Cuidados com a radiação UV devem manter-se

Embora o calor não se antecipe tão extremo como nas últimas semanas na geografia do Continente, ainda assim as temperaturas terão tendência a subir lenta e progressivamente ao longo de sábado e domingo, 12 e 13 de julho. O calor de verão voltará a "apertar" e os cuidados com a radiação ultravioleta (UV), emitida pelo Sol, são fortemente aconselhados.

O estado do tempo no nosso país, embora não tão quente como nas últimas semanas, exige cautela por parte dos grupos etários e demográficos, que do ponto de vista socioeconómico e de saúde pública, são mais vulneráveis, tais como os idosos, grávidas, crianças e pacientes com doenças do foro cardíaco ou respiratório.

Formas eficazes e que protegem as pessoas da exposição, entre o período de maior calor, sol e secura mais perigoso (12:00 - 18:00), é a hidratação constante (beber muitos líquidos, tais como água e limonadas ou sumos naturais), colocar protetor solar várias vezes ao dias que mitigam/protegem os raios UV (ultravioleta) na nossa pele.

De acordo com os mapas de referência da Meteored, tanto no sábado (12), como no domingo (13), especialmente neste último dia, observam-se índices de radiação de Ultravioleta (UV) mais elevados, com valores que se consideram perigosos para a saúde (8 ou 9) em várias zonas do interior Centro e Sul de Portugal continental, bem como algumas zonas do interior Norte montanhoso.

radiação UV Portugal
A radiação ultravioleta (UV) vai voltar a exibir valores perigosos, de acordo com o índice de UV dos mapas da Meteored. As zonas assinaladas a rosa/roxo serão aquelas onde a radiação UV estará mais perigosa.

No resto da unidade territorial do Continente os valores serão mais moderados. Além disso, as zonas do litoral em específico, contarão com a proximidade ao Atlântico, um oceano que funciona sempre como regulação da temperatura do ar nas zonas mais expostas aos ventos que daí sopram.