Chuva ou chuviscos à vista em Portugal em pleno mês de verão: eis as zonas expostas, segundo os mapas da Meteored

Portugal continental pode agora "respirar" um pouco de alívio em relação ao calor intenso. Além da descida das temperaturas, será notícia nas próximas horas e dias a ocorrência de chuva ou chuviscos. Saiba mais na previsão!
O progressivo afastamento de uma massa de ar extremamente quente e seco (tropical continental), proveniente do Norte de África e que esteve praticamente estacionada sob Portugal continental durante um par de semanas, ditará a expectável amenização das temperaturas ao longo dos próximos dias na geografia do Continente.
Após uma quinta-feira (10) marcada por uma clara mudança no padrão meteorológico, sobretudo no que ao calor diz respeito (menos intenso), para amanhã - sexta-feira, 11 de julho - prevê-se que o distrito mais quente seja Beja, com máximas a rondar os 28/30 ºC.
Não obstante, à escala local, os termómetros no Vale do Douro poderão escalar até valores de 31 ºC. Espera-se que as regiões montanhosas do Norte e do Centro registem as temperaturas mais baixas, bem como o Noroeste do nosso país, com as máximas a não irem além dos 19 ºC e podendo ser tão baixas quanto uns "frescos" 15 ºC.
Porém, os mapas de referência da Meteored, concebidos com base nos dados do modelo Europeu (ECMWF), revelam uma nova, mas ligeira subida das temperaturas no sábado (12).

Para sábado (12) prevê-se que zonas dos distritos de Vila Real e Bragança possam alcançar os 31/33 ºC e que, outras regiões do interior, mais a sul, tais como Castelo Branco, Évora e Beja, possam atingir os 30/32 ºC.
Para as regiões do litoral não se preveem oscilações térmicas significativas, com as temperaturas máximas a manterem-se relativamente estáveis ao longo do segundo fim de semana de julho.
Chuva ou chuviscos, em que zonas serão mais prováveis segundo a cartografia sinóptica da Meteored?
Além do abrandamento do calor estival em pleno mês de julho, Portugal continental estará relativamente condicionado pela influência próxima de um centro de baixas pressões entre hoje (quinta-feira, 10) e sábado, 12 de julho.
Naturalmente que não se espera que chova como no inverno, primavera ou outono, mas está prevista a possibilidade de ocorrência de alguns períodos de chuva fraca e dispersa, em particular na Região Centro (desde Aveiro, passando por Coimbra, Litoral Oeste e abrangendo o distrito de Lisboa, até várias zonas dos distritos de Santarém e Setúbal).

O mapa de probabilidade de precipitação demonstra que a chuva, embora de débil intensidade, será mais provável na Região Centro, especialmente no litoral Oeste, podendo posteriormente rumar até ao distrito de Aveiro.
Tampouco se exclui a possibilidade de precipitação noutras zonas mais a norte. Mesmo assim, será algo efémero, com tendência a dissipar-se ao final do dia de sexta-feira, 11 de julho.
Além da chuva ou chuviscos, não se exclui a possibilidade de ocorrência de trovoada, em particular amanhã (11), no Nordeste Transmontano.
Para sábado, 12 de julho, a trovoada também poderá ocorrer noutras zonas da Região Norte, mas de forma mais localizada e isolada em zonas de maior altitude.
Desse lado, mantenha-se diariamente informado connosco quanto à previsão do estado do tempo em Portugal!