Trégua no calor foi "sol de pouca dura": em breve os termómetros voltarão aos 40 ºC em Portugal!

Depois de uma descida acentuada das temperaturas em boa parte do país e do regresso da chuva, o tempo voltará a estabilizar. Esperam-se dias quentes e secos no arranque da próxima semana.

Esta semana encerra-se mais fresca por todo o país e com alguma chuva fraca ao longo do dia de hoje, sexta-feira. Sábado e domingo poderão contar com nebulosidade parcial e com um ligeiro aumento da temperatura, entre um dia e o outro.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Mesmo com este aumento dos valores máximos, no domingo, os termómetros deverão oscilar entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 30 ºC em Beja e Castelo Branco. Localmente, nas zonas tendencialmente mais quentes como o Vale do Douro, a Beira Baixa e o Alentejo, os valores podem chegar aos 32 ºC.

A semana arranca ainda com algumas nuvens, mas com um aumento da temperatura

Prevê-se que segunda-feira amanheça com céu geralmente nublado, devendo esta nebulosidade dissipar-se ao longo das horas, até ao início da tarde. Nas horas seguintes, poderá voltar, especialmente às regiões Norte e Centro, dissipando-se até ao final do dia, à medida que o anticiclone se aproxima.

Neste dia denotar-se-á um aumento das temperaturas máximas, principalmente ao longo da faixa interior e no Sul do país. Desta forma, esperam-se valores máximos entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 32 ºC em Castelo Branco e Beja, devendo, localmente, os valores chegarem aos 34 ºC.

anticiclone; nebulosidade
Na terça-feira, a nebulosidade deverá dissipar-se totalmente do continente português, devido à proximidade do anticiclone dos Açores.

Terça-feira espera-se que seja um dia seco e soalheiro, sem probabilidade de nebulosidade, visto que o anticiclone dos Açores se irá afirmar e contribuir para uma maior estabilidade atmosférica.

Para além disto, as temperaturas deverão voltar a aumentar, desta vez também ao longo da faixa litoral, onde os termómetros poderão variar entre os 22 ºC em Viana do Castelo e os 37 ºC em Beja. Neste dia, no Baixo Alentejo, o mercúrio poderá chegar aos 39 ºC.

Quarta-feira os termómetros podem chegar aos 40 ºC de Norte a Sul

Quarta-feira também deverá ser um dia com céu geralmente limpo, podendo contar com algum nevoeiro na faixa litoral da região Centro e, mais tarde, na da Região Norte. Contudo, e apesar da presença de algumas nuvens, as temperaturas deverão voltar a subir.

Esta subida será mais notória na faixa interior e na região Sul, sendo que para esse dia, 16 de julho, esperam-se temperaturas máximas entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 38 ºC em Beja. Em vários locais de Norte a Sul, como no caso do Vale do Douro, Beira Baixa e Baixo Alentejo, os termómetros podem alcançar os 40 ºC.

temperatura do ar à superfície
Na quarta-feira esperam-se valores a rondar os 40 ºC em vários locais do país.

Contudo, e apesar deste aumento, as noites poderão ser mais frescas, ainda que junto à fronteira, na faixa interior, os valores devam ser mais elevados do que no resto do território, devendo rondar os 25 ºC.

De forma a manter-se a par de todas as atualizações, visite o tempo.pt, onde diariamente são publicadas previsões detalhadas acerca dos diversos fatores que influenciam o estado de tempo em Portugal.