Centenas de sismos abalam o Monte Rainier na maior série de réplicas dos últimos anos

A maior série de sismos desde 2009 está a ser observada no Monte Rainier, mas os cientistas dizem que o nível de atividade não é motivo de preocupação.

Monte Rainier
O Monte Rainier está a sofrer a maior série de terramotos dos últimos 15 anos.

Estão a ocorrer ruídos nas profundezas do Monte Rainier, mas os especialistas do United States Geological Survey's Cascades Volcano Observatory dizem que se trata de uma atividade normal e não é motivo de preocupação. Por conseguinte, as pessoas que vivem no Noroeste do Pacífico e arredores podem respirar tranquilamente, pois o vulcão não entrará em erupção por enquanto.

O atual enxame de terramotos

O atual enxame sísmico começou a 8 de julho, por volta da 1h30 da manhã, hora local. Desde então, foram observadas centenas de terramotos, com frequências de até vários por minuto. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o maior sismo até à data foi de 1.7, que ocorreu às 4:52 PDT de 8 de julho. Todos estes sismos ocorrem a uma profundidade entre 1,9 e 6,0 quilómetros.

Até à data, nenhum dos sismos foi sentido à superfície e não é provável que ocorram danos em resultado de eventos tão pequenos.

Quando se observa uma atividade vulcânica como esta, o USGS atribui um nível de alerta vulcânico e um código de cores para a aviação. Atualmente, o nível de alerta vulcânico é Normal e o código de cor para a aviação é Verde.

Enxame atual no Monte Rainier
Sismicidade sob o Monte Rainier, Washington, mostrando os sismos ocorridos entre 2020 e 2025 a azul, e os ocorridos como parte de uma série de sismos em 8 de julho de 2025 a laranja. Crédito da imagem: USGS.

Segundo o USGS, uma classificação Verde/Normal significa que “o vulcão não está em erupção e exibe uma atividade de fundo típica (incluindo vapor, eventos sísmicos, características térmicas ou libertação de gases)”. Este é o nível mais baixo da escala, que aumenta através de Warning (Aviso), Watch (Vigilância) e Warning (Advertência), ou Yellow (Amarelo), Orange (Laranja) e Red (Vermelho).

Isto é normal no Monte Rainier

O Monte Rainier é um estratovulcão ativo localizado a cerca de 96 quilómetros a sul-sudeste de Seattle. Está coberto de glaciares e é o pico mais alto da cadeia de montanhas Cascade. Normalmente, são registados cerca de 9 sismos por mês no vulcão, mas os enxames sísmicos ocorrem geralmente uma ou duas vezes por ano.

Um enxame sísmico é um conjunto de sismos que ocorrem na mesma área num período de tempo relativamente curto, mas que pode durar dias ou semanas. Ao contrário dos tremores secundários, um enxame não tem um terramoto principal identificável. Na maioria das vezes, os enxames incluem principalmente sismos pequenos e de baixa magnitude.

Antes disso, o último grande enxame ocorreu em 2009, quando foram detetados mais de 1000 sismos, o maior dos quais com uma magnitude de 2,3. Os enxames anteriores no Monte Rainier foram atribuídos ao movimento de fluidos e à interação com falhas existentes.

De acordo com o Geological Survey's Cascades Volcano Observatory, "a Rede Sísmica do Noroeste do Pacífico está a analisar cada sismo e a identificar a sua localização, profundidade e magnitude, se possível. Este processo é designado por localização".

Prevê-se que o atual enxame dure vários dias e o USGS continua a acompanhar de perto este evento.

Referência da notícia

Monitoring stations detect small magnitude earthquakes at Mount Rainier. USGS.