Fim de semana em Portugal: ex-ciclone Gabrielle provocará chuva e vento nestas regiões e haverá temperaturas outonais

O fim de semana trará um carrossel de temperaturas, com a adição de alguma precipitação e vento forte gerados pela passagem do ex-furacão Gabrielle. Acompanhe a nossa previsão e prepare o seu fim de semana da melhor forma.

A primeira semana do outono tem sido marcada pelas temperaturas amenas e pelo tempo seco. Se, no início da semana, as temperaturas baixaram significativamente, os dias que se seguiram ficaram marcados pela subida das máximas, que em algumas regiões voltaram a aproximar-se dos 30 ºC.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Até ao final da semana espera-se que as mínimas também subam ligeiramente, sendo que se espera que o tempo continue seco em Portugal Continental, ao contrário do que está previsto para os Açores, onde a passagem do furacão Gabrielle levou o IPMA a ativar um conjunto de avisos, entre o amarelo e o vermelho, para o vento forte, a agitação marítima e a chuva intensa. Estes avisos deverão vigorar, pelo menos até ao final do dia de sexta-feira (26).

Fim de semana com temperaturas outonais

No dia de sábado (27) o estado do tempo deverá ficar marcado pelo céu pouco nublado, com mais nebulosidade nas regiões litorais do Centro e Norte, no período da manhã. No final do dia a nebulosidade será mais intensa no litoral Oeste, com a possibilidade de se fazer acompanhar de chuviscos. O vento deverá soprar fraco de Sudoeste, sendo previsível uma intensificação no decorrer do dia.

Temperaturas mínimas
No sábado (27) as temperaturas mínimas deverão rondar os 10 ºC em quase todo o território continental. Uma ligeira subida em relação à reta final da semana (quinta e sexta).

As temperaturas deverão descer em relação ao dia anterior (sexta-feira, 26), em especial as máximas. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 8 ºC de Bragança e da Guarda e os 16 ºC de Faro. Já as máximas poderão oscilar entre os 17 ºC de Viana do Castelo e os 29 ºC de Beja. O Porto não deverá superar os 19 ºC, sendo que Lisboa deverá chegar aos 22 ºC.

Nos territórios insulares, o primeiro dia do fim de semana será de alguma amenidade. O arquipélago dos Açores, no rescaldo da passagem do ciclone tropical Gabrielle, deverá contar com céu nublado alternando com períodos de boas abertas nas suas 9 ilhas, não estando prevista precipitação. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 16 ºC e os 19 ºC, sendo que as máximas deverão variar entre os 20 ºC e os 23 ºC.

Previsão
No final do dia de sábado, a depressão ex-Gabrielle estará ao largo da costa ocidental de Portugal continental, tendo já perdido grande parte da sua força destruidora.

No arquipélago da Madeira a previsão aponta para um sábado com períodos de aguaceiros na ilha da Madeira, sendo que na ilha de Porto Santo o céu deve apresentar-se pouco nublado ou limpo. Os aguaceiros deverão incidir particularmente nas regiões mais ocidentais da ilha e na vertente Norte. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 18 ºC e os 22 ºC, sendo que as máximas deverão variar entre os 24 ºC e os 27 ºC.

Chegada do ex-ciclone Gabrielle ao território continental

No domingo (28) o estado do tempo no Sul do território continental deverá ser afetado pela chegada da tempestade Gabrielle, já numa fase final deste evento. Principalmente no período da tarde, esta depressão deverá chegar com ventos sustentados na casa dos 50 km/h e rajadas que podem chegar aos 75 km/h. O céu deverá apresentar-se geralmente nublado, sendo que alguma desta nebulosidade se dissipará durante a manhã nas regiões Norte.

Nebulosidade
A manha de domingo (28) deverá ficar marcada pela presença de nebulosidade forte, com especial impacto nas regiões Centro e Sul do território continental.

As temperaturas mínimas deverão registar uma ligeira subida, com as máximas a terem comportamentos opostos: por um lado, deverá registar-se uma ligeira descida no Sul; por outro, deverá registar-se uma ligeira subida no litoral a Norte da Figueira da Foz. Desta forma, as temperaturas mínimas deverão variar entre os 9 ºC de Bragança e da Guarda e os 17 ºC de Lisboa. Já as máximas poderão oscilar entre os 22 ºC de Viana do Castelo e os 26 ºC de Bragança, Coimbra, Castelo Branco e Beja. A cidade de Lisboa não deverá superar os 23 ºC, sendo que o Porto devera chegar aos 25 ºC.

Rajadas de vento
A chegada da ex-Gabrielle a Portugal continental é bem visível no mapa de previsão de rajadas de vento. Tanto no litoral Oeste como no baixo Alentejo e no Algarve estão previstas rajadas que podem rondar os 60 km/h.

O último dia do último fim de semana de setembro deverá marcar o regresso da chuva às ilhas do Açores, com especial incidência nas ilhas do Grupo Central. As ilhas do Grupo Oriental devem poder contar com alguma nebulosidade, já as ilhas do Grupo Ocidental deverão registar um domingo com o céu geralmente pouco nublado. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 17 ºC e os 20 ºC, sendo que as máximas deverão rondar os 22 ºC / 23 ºC.

No arquipélago da Madeira, a previsão para domingo deverá ser muito idêntica à de sábado: chuva na forma de aguaceiros a afetar as áreas mais ocidentais da ilha homónima, com o Porto Santo a registar céu pouco nublado ou limpo. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 17 ºC e os 22 ºC, sendo que as máximas deverão variar entre os 23 ºC e os 26 ºC.

Este carrossel de subidas e descidas de temperatura antecede a chegada de nova subida das máximas, que logo no início da semana ficarão perto do 30 ºC em certas áreas do território continental.