Madeira sob aviso laranja hoje e sábado: aguaceiros, rajadas até 130 km/h e ondas com 11 metros de altura máxima

O temporal de chuva, vento e agitação marítima provocado pela passagem da Depressão Francis no arquipélago da Madeira atingirá um novo pico de intensidade nas primeiras horas de sábado, 3 de janeiro. Veja a previsão completa!
Para esta sexta-feira (2) é expectável a continuidade de céu geralmente muito nublado sobre o arquipélago da Madeira. O centro da tempestade Francis situa-se neste momento a norte deste território insular e ao longo das próximas horas e dias ainda gerará extensas bandas de nebulosidade, bem como algumas linhas de instabilidade.
Tal como evidenciam as imagens de radar, esta tarde ainda haverá alguns períodos de chuva ou aguaceiros, mas não tão intensos como durante a manhã. A precipitação poderá ocasionalmente ser acompanhada de trovoada nalgumas zonas.
Durante a tarde de hoje o vento soprará moderado a forte do quadrante Oeste, com rajadas até 80 km/h, podendo ser de até 100 ou 110 km/h nas terras altas. Saliente-se ainda o ligeiro arrefecimento do estado do tempo registado pelos termómetros, com valores de temperatura máxima entre 15 e 18 ºC e de temperatura mínima entre 12 e 15 ºC.
Este sábado, 3 de janeiro, prevê-se a fase mais crítica de vento e agitação marítima, saiba a que horas
Este sábado (3) a instabilidade meteorológica no arquipélago madeirense vai registar um novo pico de intensidade. O ambiente manter-se-á geralmente muito nublado, algo húmido, estando também prevista a fase mais crítica do temporal de vento e de mar.
Prevê-se que o agravamento meteorológico ocorra à medida que uma nova linha de instabilidade associada à depressão Francis produzir outra vaga de chuva ou aguaceiros durante a madrugada de sábado (3), acompanhada de um potente temporal de vento de Oeste que atingirá o seu pico entre as 03:00 e as 09:00 da manhã. Neste período preveem-se rajadas até 90 ou 100 km/h na parte ocidental da ilha da Madeira, até 130 km/h nas Regiões Montanhosas, e até 75/80 km/h na parte oriental.

Nas horas seguintes de sábado (3) a intensidade do vento desagravará significativamente, embora ainda estejam previstas rajadas até 70 km/h na parte ocidental da Madeira e até 110 km/h nas Regiões Montanhosas.
Quanto ao estado do mar são expectáveis ondas de noroeste de 5 a 6 metros de altura significativa, que poderão atingir 11 metros de altura máxima no período da madrugada e manhã, tal como sugerem os mapas da Meteored. A partir da tarde de sábado (3), o temporal marítimo continuará a exigir cautela, embora esteja prevista uma diminuição gradual da altura das ondas.
Domingo, dia 4, com desagravamento significativo do estado do tempo no arquipélago da Madeira
Para domingo (4) são esperados períodos de céu muito nublado. Apesar de Francis já se encontrar distante do arquipélago nesse dia, persistirão alguns aguaceiros na ilha da Madeira, que serão geralmente fracos e mais prováveis na costa norte e nas Regiões Montanhosas.

O vento passará a soprar do quadrante Norte com intensidade fraca a moderada, soprando pontualmente forte nas Regiões Montanhosas, nas extremidades ocidental e oriental da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo, sobretudo durante a madrugada e manhã, período durante o qual as rajadas poderão alcançar 60 km/h.