Primeiro fim de semana de 2026 contará com chuva e descida das temperaturas. Saiba como estará o tempo na sua região

O primeiro fim de semana do ano será pautado por chuva e por uma descida das temperaturas entre sábado e domingo. Confira aqui a previsão!

Tal como temos vindo a avançar em previsões anteriores, a tempestade Francis deverá permanecer sobre Portugal, continuando a causar a ocorrência de chuva em vários pontos do país.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Esta chuva é esperada durante o fim de semana, sendo esperado que se comece a dissipar a partir das últimas horas da tarde de domingo, devendo persistir durante mais algumas horas sobre a região da Serra da Estrela.

Entre hoje (sexta-feira) e domingo esperam-se períodos de chuva forte

O dia de hoje amanheceu cinzento com chuva fraca a moderada em vários locais do território continental. Esta tendência deverá continuar ao longo dos próximos dias, com alguns intervalos na ocorrência de precipitação.

A partir das últimas horas do dia de hoje e as primeiras da madrugada de amanhã, a chuva poderá cobrir, de forma mais homogénea, as regiões Centro e Sul, podendo ainda ocorrer de forma mais pontual no Norte do país, como podemos observar no mapa acima.

O sistema de baixas pressões que originou a tempestade Francis continua ao largo da costa portuguesa, o que faz com que a instabilidade atmosférica persista.
O sistema de baixas pressões que originou a tempestade Francis continua ao largo da costa portuguesa, o que faz com que a instabilidade atmosférica persista.

A intensidade da chuva também poderá variar bastante, sendo esperados alguns períodos de chuva mais intensa e pontual também no Centro e Sul do país, entre hoje e domingo (4). Também no domingo espera-se que a chuva afete mais a região Algarvia e a região da Serra da Estrela, podendo estender-se a outros locais adjacentes, sendo que para o restante território continental, espera-se um dia nublado, mas com ausência de precipitação.

Desta forma, espera-se que, até às últimas horas do dia 4, a acumulação de precipitação seja mais elevada nestas duas regiões (Algarve e Estrela). A primeira poderá contar com valores de cerca de 98 mm (entre Loulé e Tavira), enquanto a segunda poderá registar até 58 mm.

Temperaturas também vão diminuir entre sábado e domingo, dando o mote para o arranque da semana

Os nossos mapas indicam uma ligeira subida dos valores de temperatura entre hoje e amanhã, especialmente no litoral Norte, onde os distritos do Porto e Viana do Castelo poderão contar com máximas até 17 ºC. No Sul, poderá dar-se uma pequena descida, sendo que Faro, que hoje poderá chegar aos 19 ºC, amanhã não deverá exceder os 16 ºC.

Na noite de domingo já se esperam valores negativos na fronteira norte e na Serra da Estrela.
Na noite de domingo já se esperam valores negativos na fronteira norte e na Serra da Estrela.

No entanto, entre sábado e domingo poderemos denotar uma diferença mais acentuada, tanto nos valores mínimos como nos máximos. As temperaturas mínimas esperadas para a madrugada de sábado poderão oscilar entre os 6 ºC em Bragança e os 15 ºC em Lisboa. Já as mínimas esperadas para domingo poderão manter-se entre os 3 ºC na Guarda e os 13 ºC em Lisboa.

Durante a tarde de domingo, as máximas não deverão ultrapassar os 6 ºC na Guarda e em Bragança. A cidade mais quente deverá ser Lisboa com 18 ºC. Contudo, a partir das últimas horas do dia, as temperaturas começarão a diminuir, especialmente no Norte e Centro, sendo esperados valores negativos tanto no Norte do país, junto à fronteira (até -2 ºC no distrito de Viana do Castelo), como na Serra da Estrela (até -3 ºC).

Assim, espera-se uma madrugada de segunda-feira bastante gelada nestas regiões, onde a Serra da Estrela poderá contar com mínimas de até -8 ºC, e o Nordeste Transmontano e as serras que compõem a Barreira de Condensação poderão registar até -5 ºC.