Gabrielle poderá impactar os Açores enquanto furacão de categoria 1, com rajadas até 170 km/h, na reta final da semana

A época de furacões no Atlântico encontra-se ativa, pelo que o furacão Gabrielle poderá contar com uma trajetória em direção ao nosso país. Até lá, saiba como estará o tempo.
A semana arrancou seca e soalheira em Portugal continental e chuvosa nos Açores. O dia de hoje, segunda-feira, dia 22 de setembro, marca o arranque do outono astronómico, com início às 18:19h, hora do equinócio.
Apesar do sol e do céu praticamente limpo na nossa geografia continental, as temperaturas encontram-se bastante amenas, com os termómetros a não ultrapassarem os 24 ºC na região Norte (Vale do Douro) e com o valor mais elevado do país (27 ºC) a ser registado no Baixo Alentejo e Algarve. Atenção às temperaturas noturnas, pois encontram-se baixas, com várias cidades a registarem valores mínimos inferiores a 10 ºC.
A semana em Portugal continental deverá manter-se seca e com temperaturas diurnas agradáveis
Entre hoje e amanhã, terça-feira, dia 23, denotar-se-á um aumento generalizado das temperaturas máximas, em que os valores poderão oscilar entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 27 ºC em Beja, onde, localmente, os termómetros poderão alcançar os 30 ºC.
Ainda para amanhã, espera-se um dia seco e com céu limpo na maior parte do dia, ainda que a partir do meio da tarde se espere o aparecimento de alguma nebulosidade que, com o passar das horas, poderá cobrir o país, de oeste para este.

Quarta-feira será um dia com céu geralmente nublado de Norte a Sul, com possibilidade de abertas no Norte e Centro ao longo do dia. A partir das últimas horas da tarde é esperado que esta nebulosidade se comece a dissipar de Norte para Sul.
Quanto às temperaturas, é esperado um novo aumento, especialmente no Sul e ao longo da fixa litoral, onde os valores poderão oscilar entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 29 ºC em Lisboa e Santarém.
Quinta-feira será um dia seco e soalheiro, podendo contar com o surgimento de alguma nebulosidade ao longo de toda a faixa litoral, nas últimas horas da tarde, devendo a mesma poder cobrir boa parte do país nas horas seguintes. Neste dia, as temperaturas irão rondar os 30 ºC em diversos pontos do Ribatejo e Alentejo e poderão alcançar os 27 ºC em vários locais do Norte e Centro do país.
É expectável que esta tendência de aumento se mantenha nos dias seguintes na região Sul e na faixa interior, sendo esperado que na faixa litoral os valores possam diminuir ligeiramente. Sábado poderá registar até 32 ºC no Baixo Alentejo, podendo ser esta a zona mais quente do país.
Nos Açores o cenário será muito diferente: Gabrielle poderá trazer em verdadeiro vendaval ao arquipélago
A semana começou chuvosa nos Açores, devendo assim continuar até às últimas horas do dia de hoje. Algumas ilhas dos grupos Ocidental e Central puderam contar com períodos de chuva moderada a forte. O IPMA emitiu dois avisos amarelos devido a este episódio de precipitação, para os mesmos, onde no Grupo Central continuará em vigor até às 21h, de hoje, e no Grupo Ocidental permaneceu em vigor até às 15h de hoje.

Ainda que se possam esperar alguns chuviscos fracos e dispersos em algumas das ilhas, esperam-se dias maioritariamente secos até sexta-feira, dia 26. Neste dia, o cenário sofrerá uma mudança brusca com a chegada do furacão Gabrielle, que se espera ser de categoria 1, com rajadas de vento a puderem ultrapassar os 170 km/h nas primeiras horas da manhã, como podemos ver no mapa acima.
Segundo a mais recente atualização dos nossos mapas e do nosso modelo de referência, este furacão poderá incidir mais sobre o Grupo Central do arquipélago, que engloba as ilhas Graciosa, São Jorge, Terceira, Faial e Pico, resultando em ventos sustentados na ordem dos 140 km/h, chuvas fortes, principalmente na Graciosa e nas ilhas do Grupo Ocidental, e agitação marítima com ondas de altura máxima entre os 8 e os 12 metros para as ilhas do Grupo Central.

Em relação à precipitação, espera-se que o Grupo Ocidental registe a maior acumulação da mesma, com valores perto dos 190 mm na ilha das Flores. A Graciosa poderá registar até 105 mm no noroeste da ilha.
No momento da redação desta previsão, os nossos mapas apontam para uma evolução deste furacão ao longo das próximas horas, podendo o mesmo chegar a categoria 4, ao final da tarde de hoje. No entanto, e segundo a trajetória prevista, o mesmo deverá perder força e chegar aos Açores como categoria 1, como já referimos, podendo ainda afetar Portugal continental enquanto tempestade. No entanto, e tendo em conta a variabilidade destes eventos, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões.