Entre terça e quarta-feira espera-se uma mudança no padrão atmosférico em Portugal continental: eis o que vai mudar

Os dias quentes, secos e soalheiros estarão de volta num "piscar de olhos". A aproximação do anticiclone e um fluxo de sudeste trarão mais calor a Portugal continental. Saiba quais as regiões mais afetadas!

Depois de uns dias instáveis, com bastante nebulosidade, alguma chuva, e a descida acentuada das temperaturas em todo o país, espera-se que este cenário se inverta já na próxima terça-feira, dia 15 de julho.

No vídeo

A anomalia térmica durante este fim de semana demarca bem a disparidade entre as faixas litoral e interior, onde a primeira apresenta valores acima da normal climatológica, e a segunda apresenta valores abaixo da mesma. Estas anomalias são mais vincadas durante as horas diurnas.

Tanto hoje como amanhã, domingo, poderá haver ocorrência de precipitação fraca e dispersa em alguns locais do país, no entanto, as temperaturas começam a subir, especialmente no Sul e interior do país.

A partir de terça-feira a subida das temperaturas será mais abrangente

Ainda que os termómetros comecem a mostrar sinais de aumento já hoje, sábado, será a partir do início da próxima semana que os mesmos poderão disparar para valores acima dos 40ºC.

anomalia térmica
Com a subida das temperaturas, a anomalia térmica volta a tornar-se positiva em vários locais do país, especialmente no litoral, onde podem ser registadas temperaturas até 13ºC acima da normal climatológica.

Entre segunda e terça-feira poderá denotar-se um aumento significativo das temperaturas, especialmente nos distritos da faixa litoral. Junto à costa, os valores poderão ser mais baixos, no entanto, no interior dos distritos poderão registar-se valores acima dos 30º, como no caso de Braga, que poderá registar 31ºC e no caso do Porto, que poderá chegar aos 27ºC, vários concelhos do interior do distrito podem chegar aos 35ºC.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Na faixa interior, os valores máximos poderão variar entre os 31ºC na Guarda e os 37ºC em Beja, sendo que localmente, especialmente ao longo desta faixa, os valores poderão chegar aos 39ºC.

Quarta-feira poderá ser o dia mais quente da semana

Segundo a mais recente atualização dos nossos mapas, tudo indica que quarta-feira, dia 16 de julho, poderá ser o dia mais quente da semana, com os termómetros a chegarem aos 42ºC no Baixo Alentejo.

temperatura do ar à superfície; anticiclone
A aproximação do anticiclone dos Açores e um fluxo de sudeste irão contribuir para o aumento das temperaturas e para o regresso dos dias secos e soalheiros.

Para além deste aumento acentuado das temperaturas, facilitado pelo fluxo de sudeste, também a nebulosidade será "página virada", uma vez que a influência da aproximação do anticiclone dos Açores contribuirá para uma tendência de céu limpo.

Assim, quarta-feira espera-se um dia seco, quente e soalheiro, com temperaturas máximas a oscilarem entre os 20ºC em Viana do Castelo, seguidos de 21ºC em Aveiro, e os 38ºC em Beja, seguidos de 37ºC em Évora e Castelo Branco. Como referimos acima, neste dia poderão registar-se até 42ºC no Baixo Alentejo. A Beira Baixa e o Vale do Douro também serão das regiões mais quentes do país, como é habitual.

Desta forma, e tendo em conta a distância temporal até à data em questão, aconselhamos que se mantenha atento a esta e mais previsões em tempo.pt.