Em todas estas regiões choverá na segunda-feira, 24: Meteored prevê chuva em 17 distritos

Depois de uma semana marcada pelo primeiro frio mais sério do outono, esta sexta-feira e sábado mantém o cenário de céu limpo e geadas. No domingo, uma frente vinda de noroeste traz chuva ao Norte e Centro e uma subida gradual das temperaturas.

Depois de uma semana marcada por frio intenso em Portugal Continental, com a formação de geadas durante a madrugada e início do dia, prevê-se o regresso da precipitação nos próximos dias.

Se por um lado, sexta e sábado ainda serão marcados por frio seco, geadas e bastante sol em grande parte de Portugal continental, no domingo regressa a chuva ao Norte e Centro, com subida das temperaturas, enquanto o Sul se mantém maioritariamente seco.

Sexta-feira e Sábado com temperaturas mínimas muito baixas, inferiores a 0 ºC em locais do interior Norte e Centro

Esta sexta-feira, 21 de novembro, Portugal continental terá um dia muito semelhante a quinta-feira. O cenário é de céu geralmente pouco nublado ou limpo, tempo seco e temperaturas muito baixas. A sensação de frio será marcada, sobretudo nas primeiras horas do dia.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

As mínimas devem variar, em geral, entre os 0 e 5 ºC, podendo descer pontualmente para valores negativos em áreas mais altas ou abrigadas.
Os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e partes do interior de Coimbra podem registar temperaturas abaixo de 0 ºC. Nas principais cidades do litoral, as mínimas serão um pouco mais elevadas, mas ainda frias ao amanhecer.

As máximas voltarão a situar-se, em grande parte do território, entre 10 e 15 ºC. No litoral e no Algarve, e, em particular, no Porto, Lisboa e Faro podem registar-se valores entre 15 e 19 ºC, tornando as tardes relativamente agradáveis ao sol. No entanto, à sombra e com algum vento, a sensação térmica permanece de condições frescas.

No sábado, 22 de novembro, o padrão anticiclónico mantém-se sobre o território continental, garantindo mais um dia seco e estável. O destaque volta a ser o frio da madrugada, com descida ligeira das temperaturas mínimas face a sexta-feira. Será, em muitos locais, a manhã mais fria desta sequência de dias secos.

Temperaturas abaixo de 0 ºC em algumas áreas do interior Norte e Centro.
Sábado deverá ser o dia com as temperaturas mínimas mais baixas, podendo ser inferior a 0 ºC em algumas localidades do Interior Norte e Centro.

Prevê-se que grande parte do Interior registe mínimas próximas de 0 ºC, podendo atingir -2 ou -3 ºC em Bragança e em vales abrigados. Em Braga, o valor pode aproximar-se de 0 ºC, enquanto no Porto e em Lisboa deverão ficar em torno dos 5 ºC. No Algarve, as mínimas situam-se em geral entre 7 e 10 ºC.

As máximas mantêm-se estáveis, com valores entre 10 e 15 ºC em quase todo o país. Como o vento será fraco, a sensação térmica durante a tarde será relativamente agradável. O céu deverá apresentar-se pouco nublado, por vezes com nuvens altas.

A combinação de noites muito frias, céu limpo e vento fraco favorece as geadas extensas em todo o Interior. Também em áreas abrigadas do litoral Norte e Centro são prováveis depósitos de gelo em superfícies expostas.

Domingo com chuva a Norte, subida das temperaturas e Sul mais seco

No domingo, 23 de novembro, o tempo muda de feição em Portugal continental, mas apenas em parte do território. Uma frente associada a perturbações a norte da Península Ibérica aproxima-se em regime de noroeste. Tal significa mais nuvens e chuva sobretudo a norte do sistema montanhoso Montejunto–Estrela.

Nas regiões a Norte desta barreira orográfica, o céu deverá apresentar-se muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva ou aguaceiros.
A precipitação será mais frequente no litoral e a oeste da barreira de condensação, com destaque para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu e Coimbra. Nestes locais, podem atingir-se valores acumulados de precipitação até 20 mm ao final do dia, suficientes para inviabilizar muitas atividades ao ar livre.

20 mm acumulados de precipitação até ao final de domingo.
A partir de domingo, registam-se os primeiros valores de precipitação, atingindo os 20 mm acumulados.

A Sul de Montejunto–Estrela, o cenário será diferente, com mais abertas e apenas possibilidade de aguaceiros fracos ou chuvisco. Grande parte do Alentejo e Algarve deverá manter-se praticamente sem chuva.

Na segunda-feira, as condições alteram-se e a precipitação deve chegar a praticamente todo o território nacional, especialmente nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, e com exceção da região do Algarve, onde apenas se espera a chegada de precipitação a partir de terça-feira.

Com a chegada da massa de ar mais húmida, as temperaturas sobem ligeiramente. As mínimas já não serão tão baixas como nos dias anteriores, reduzindo o risco de geadas.

As máximas também sobem um pouco, embora o ambiente continue fresco, sobretudo devido à falta de sol a Norte. O vento será em geral moderado, com rajadas até 45 km/h no litoral e em terras altas.