Mais do que sol e simpatia: Portugal é um dos países mais generosos do mundo
Um estudo internacional revela que os portugueses se destacam pela empatia, paciência e entreajuda, colocando Portugal entre os povos mais generosos do planeta.

Em 2026, um dos seus objetivos é ser mais generoso? O que é que vai fazer para mudar isso? Dar aquela prenda que o seu sobrinho tanto quer? Vai levar o pequeno-almoço ao sem-abrigo que encontra todos os dias ao ir para o trabalho? Mas, será que isso faz de si mais generoso? O que é, afinal, a generosidade?
A palavra ‘generosidade’ vem do latim generōsus, que significa “parente”, “clã”, “raça”, e, que por sua vez, tem raiz indo-europeia, gen, que significa gerar ou fazer nascer. Até ao século 16, este conceito refletia um senso aristocrático de pertencer a uma linhagem nobre. “Ser generoso era literalmente uma forma de dizer ‘pertence à nobreza’”, lê-se no site ‘O Futuro das Coisas’.
Durante o século 17, contudo, o significado e o uso da palavra começaram a mudar. “Generosidade passou a identificar, cada vez mais, não a herança familiar, mas uma nobreza de espírito associada às qualidades admiráveis de uma pessoa, não dependendo mais da sua história familiar.”
Hoje, a generosidade é definida pela Universidade de Notre Dame como “a virtude de dar coisas boas aos outros de forma espontânea e plena”. Não em dar presentes, mas em ajudar outras pessoas, seja partilhando tempo, energia, recursos materiais, ou conexões sociais.
Será que somos generosos?
Um novo estudo conduzido pela plataforma Remitly, uma empresa americana de serviços financeiros digitais, garante que sim: os portugueses são generosos. Aliás, o mesmo estudo revela que a generosidade dos portugueses vai muito além das doações materiais.
E como é que se chegou a esta conclusão? Os investigadores analisaram o comportamento de mais de 4.500 pessoas em 25 países — e, surpreendentemente (ou não), decidiram que Portugal é a sexta nação mais generosa do planeta.

Para isso, utilizaram a Escala de Generosidade Interpessoal, uma ferramenta psicológica que mede comportamentos muito mais profundos do que a caridade material, como a empatia, o apoio emocional, a paciência, a amabilidade e a disponibilidade para colocar as necessidades dos outros à frente das nossas.
“Ao contrário de outros estudos que se focam apenas no PIB ou em donativos financeiros, esta investigação da Remitly quis perceber quem são as pessoas que mais se preocupam com o próximo no dia a dia”, avançou o site ‘Sapo’. Ser generoso, segundo este barómetro, é, então, ter a paciência de ajudar um estranho, a empatia de apoiar um amigo num momento difícil e a bondade de agir sem esperar nada em troca.
Portugal é o 2.º país mais generoso da Europa
Se, com uma pontuação de 47.75 em 60, Portugal conquistou um honroso 6.º lugar mundial, no contexto europeu, o desempenho é ainda mais impressionante. Porquê? Porque ficou em 2.º a nível europeu (ficando atrás da Irlanda, que ocupa o 4.º lugar mundial).
Este resultado coloca Portugal à frente de potências conhecidas pelo seu civismo, como a Suíça ou os Países Baixos.
Este estudo destaca ainda que “os lusos têm uma generosidade intrínseca, manifestando-se no apoio emocional e na capacidade de ouvir e ajudar quem os rodeia, características que definem o ADN da hospitalidade portuguesa”, lê-se no site ‘Sapo’.
E no ranking mundial?
No topo da lista mundial, é a África do Sul que lidera, com uma pontuação de 51.57.

“Segundo os investigadores, os sul-africanos demonstraram os níveis mais altos de empatia, valorizando a felicidade alheia tanto quanto a própria. Seguem-se as Filipinas, onde o conceito social de pakikipagkapwa — uma forte responsabilidade comunitária e entreajuda — dita as regras da convivência. Os Estados Unidos fecham o pódio, muito focados no voluntariado e nas iniciativas comunitárias”, escreveram os autores do blogue ‘Volto Já’.
Estes são os 10 países mais generosos do mundo
- África do Sul - 51.57
- Filipinas - 50.20
- Estados Unidos - 49.23
- Irlanda - 48.40
- Canadá - 48.03
- Portugal - 47.75
- Grécia - 47.62
- Reino Unido - 47.53
- Austrália - 47.43
- México - 47.29