A que horas começa a chover no Porto este domingo: mais de 30 mm previstos pelo modelo europeu

O tempo anticiclónico está com as horas contadas em Portugal continental. Este fim de semana prevê-se o regresso da chuva às Regiões Norte e Centro. Saiba quando começará a chover no Porto e noutras cidades do país.
O tempo estável, seco, frio e maioritariamente soalheiro, moldado por um anticiclone em crista e por uma massa de ar polar marítima impulsionada pelos ventos de Norte, tem as horas contadas em Portugal continental. As madrugadas de sexta (21) e sábado (22) ainda serão bastante frias na nossa geografia, estando previstas mínimas negativas de -1 e -2 ºC em diversos locais do interior Norte e Centro.
Porém, será precisamente a partir de sábado (22) que o tempo começará a mudar. O vento passará a soprar de Oeste na Região Norte, sinalizando o iminente regresso da chuva. A nebulosidade crescerá ao longo do dia e nas últimas horas do dia poderá começar a chover no Minho.
Até ao final de segunda-feira, dia 24, há zonas do distrito do Porto que poderão acumular mais de 30 mm
Na madrugada e manhã de domingo (23) a precipitação surgirá pelo Minho, podendo cair de forma muito dispersa noutros pontos do interior Norte e Litoral Centro. Nos distritos do Porto e Vila Real prevê-se que comece a chover por volta das 03:00 da manhã. Nas horas matinais seguintes e no resto do dia de domingo (23) espera-se que a chuva ganhe intensidade e se espalhe por mais distritos do Norte e Centro, tais como Aveiro, Coimbra, Leiria e Viseu.

Também se prevê chuva em Bragança, Lisboa e Guarda, mas será mais intermitente e dispersa. No domingo (23) a precipitação irá concentrar-se maioritariamente nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, estando previstas acumulações até 20 mm no Alto e Baixo Minho.
Espera-se que o tempo instável se agrave significativamente na segunda-feira (24), com a chuva e o vento a alcançarem o país inteiro. De acordo com os mapas da Meteored, baseados no modelo que merece a nossa maior confiança (Europeu - ECMWF), tudo indica que as zonas a oeste da Barreira de Condensação serão as mais afetadas pela precipitação neste episódio meteorológico adverso.
Até ao final do dia de segunda (24) o Noroeste de Portugal continental será a região mais regada, estando previstos 60 mm de chuva acumulada nas zonas montanhosas do Minho e cerca de 35 mm no Porto.