Arrepios: sabe qual é a diferença entre a temperatura real e a temperatura sentida?

A temperatura exterior pode ser sentida mais fria do que o previsto - esta é a diferença entre a temperatura real e a temperatura percecionada! Mas porque é que fazemos esta distinção?

Paris na neve, entre o espanto e as temperaturas gélidas.
Paris na neve, entre o espanto e as temperaturas gélidas.

Vestiu o casaco e o gorro, mas o ar na sua pele parece muito mais frio do que o esperado? A sua perceção pode variar de acordo com vários fatores, e cada pessoa experimenta-o subjetivamente, dando a impressão de que está muito mais quente ou muito mais frio do que as temperaturas registadas pelas estações meteorológicas.

Qual é a temperatura real?

É a temperatura do ar registada por uma estação meteorológica. É medida num local abrigado, a 1,5 metros do solo, com um termómetro ou sonda, protegido da luz solar e da precipitação, de acordo com as normas definidas pela Organização Meteorológica Mundial.

Em meteorologia, “a unidade Celsius (°C) é utilizada com muita frequência. 0 °C corresponde à temperatura do gelo a derreter e 100 °C à temperatura da água a ferver a uma pressão de referência de 1013,.25 hPa”.

O que é a temperatura sentida ou percecionada?

A temperatura sentida (sensação térmica), que difere da temperatura do ar, corresponde à sensação de calor ou frio que uma pessoa sente. Este índice, denominado “Índice de Conforto Térmico”, depende das condições meteorológicas, mas também varia em função de outros fatores, como o vestuário, o tipo de atividade exercida e a aclimatação a um determinado ambiente.

Para que serve o Índice de Conforto Térmico?

"Para além da temperatura medida ou prevista, conhecer o Índice de Conforto Térmico permite avaliar melhor o desconforto corporal e o risco associado a uma determinada atividade. Estes índices são cada vez mais utilizados pelas autoridades públicas e pelos gestores de saúde", explica a Météo France.

É, portanto, uma boa maneira de antecipar problemas potenciais e tomar medidas adequadas para evitar, por exemplo, o risco de hipotermia.

A temperatura sentida é calculada de forma diferente no inverno e no verão. No inverno, o cálculo tem em conta a temperatura real e a sensação térmica; é conhecido como índice de sensação térmica. No verão, o cálculo baseia-se na temperatura real e na humidade; é o chamado índice de humidificação.

Assim, a temperatura real é a que é registada pelos instrumentos meteorológicos e a temperatura percebida ou percecionada é a que é sentida pelo corpo humano. Cada pessoa deve adaptar o seu comportamento à sua própria perceção e ao seu nível de atividade.

Referências da notícia

Qu'est-ce que la température ressentie ?, Météo France

Quelle est la différence entre température réelle et température ressentie ?, Futura