Entre sexta, 5 e quarta-feira, 10 uma massa de ar muito temperado cobrirá Portugal: termómetros escalam até aos 19 ºC

Uma massa de ar invulgarmente quente para a época afetará Portugal a partir de amanhã, deixando um ambiente mais estável e provocando uma subida nas temperaturas: algumas capitais de distrito irão atingir 19 ºC.
O jato polar vai manter-se muito forte, tal como tem sido salientado pela Meteored nas últimas previsões, o que estimulará a circulação incessante de depressões atlânticas pelo Atlântico Norte, com um “comboio” de frentes que tem estado a provocar chuva em grande parte da geografia de Portugal. Porém, o panorama mudará com o fim de semana prolongado da Imaculada Conceição.
Uma massa de ar tropical marítimo, invulgarmente quente para a época do ano, cobrirá Portugal continental a partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, coincidindo com o fim de semana prolongado da Imaculada Conceição. Originará um tempo bastante ameno, com temperaturas próximas às da primavera em várias regiões em pleno mês de dezembro.
O modelo ECMWF (europeu) insiste que, a partir de amanhã - sexta-feira, 5 de dezembro-, o anticiclone em crista terá tendência a instalar-se verticalmente sobre a Península Ibérica, pelo que choverá em cada vez menos zonas da geografia de Portugal continental (precipitação persistirá apenas no Noroeste) e praticamente deixará de haver condições favoráveis à ocorrência de queda de neve.
Em contrapartida, o elemento meteorológico que assumirá mais protagonismo será a temperatura, que registará uma subida generalizada, tanto nas máximas, como sobretudo nas mínimas.
Tempo ameno, menos chuva e mais nevoeiro
Esta massa de ar tropical marítimo cobrirá Portugal continental entre esta sexta (5) e a próxima quarta-feira (10), embora ainda haja alguma incerteza quanto ao seu fim. No sábado (6) ainda deverá chover na Região Norte e no Centro-norte, nomeadamente nas regiões a oeste da Barreira de Condensação (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e setores ocidentais de Vila Real e Viseu) e nos distritos de Bragança e Guarda.
Nos três primeiros distritos referidos a chuva poderá ser localmente forte, sendo que de Coimbra para sul somente se registarão alguns aguaceiros fracos e isolados.

No domingo (7), se o cenário atual previsto pelos modelos se mantiver, a chuva concentrar-se-á tendencialmente no Minho e nos distritos do Porto e de Vila Real, não se excluindo a possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos em pontos do litoral e interior Centro.
Para segunda-feira (8) prevê-se um estado do tempo predominantemente estável, embora com céu muito nublado, e possibilidade de chuviscos muito isolados em pontos montanhosos do Norte e Centro.
Se o cenário atual previsto pelo modelo ECMWF se mantiver, as primeiras 12 horas de terça-feira (9) serão marcadas pela estabilidade atmosférica, mas tudo poderá mudar a partir do início da tarde de 9 de dezembro, quando um sistema frontal atingir o Minho e se espalhar nas horas seguintes por outras regiões de Portugal continental.

A possibilidade de queda de neve praticamente desaparecerá devido à expectável subida significativa das temperaturas. No entanto, é importante ter cautela com o nevoeiro que se formará por quase toda a extensão do território continental, sobretudo nas regiões do Minho, Douro Litoral, Beira Baixa, Alentejo e Algarve.
Também poderá surgir de forma mais isolada noutras zonas da faixa costeira ocidental e do interior. Este fenómeno poderá dificultar as deslocações rodoviárias nalgumas regiões durante o fim de semana prolongado, uma vez que será localmente denso e, por vezes, persistente.
Temperaturas amenas no fim de semana prolongado da Imaculada Conceição
As temperaturas diurnas serão iguais ou superiores a 16 ºC em várias capitais de distrito. Entre sexta (5) e domingo (7) as máximas poderão atingir entre 17 e 19 ºC em algumas capitais de distrito a sul do Mondego, em cidades como Lisboa (18 ºC), Faro (19 ºC), Santarém (19 ºC), Évora (17 ºC) e Setúbal (19 ºC).

Em cidades do litoral Norte como Porto e Viana do Castelo, as máximas serão ligeiramente mais baixas, com valores entre 16 e 17 ºC. No interior Norte e Centro as temperaturas serão substancialmente mais baixas, sobretudo na cidade da Guarda (11/12 ºC) e nas de Bragança e Viseu (entre 12 e 15 ºC).
No Funchal - capital da Região Autónoma da Madeira - as máximas poderão chegar aos 22 ºC no fim de semana prolongado e, além disso, o céu estará temporariamente turvo devido à chegada de poeiras do Saara. Em Ponta Delgada, uma das capitais da Região Autónoma dos Açores, as máximas poderão rondar os 19/20 ºC.
As temperaturas noturnas também irão aumentar consideravelmente devido a esta massa de ar tropical marítima, atingindo 3 a 8 ºC acima da média para este período numa parte significativa da geografia de Portugal continental. A geada desaparecerá nas regiões do Interior. A partir de terça-feira (9) é provável que as temperaturas comecem a descer progressivamente de oeste para leste, embora ainda subsista alguma incerteza.