Que tempo fará em fevereiro?

Depois de um mês de janeiro em que tivemos a breve passagem da tempestade Gloria, e que terminou com tempo chuvoso e instável, o que se espera para o mês de fevereiro? As previsões a longo prazo apostam no domínio das altas pressões, mas podemos ter surpresas. Contamos-lhe mais aqui.


Azinheira
Fevereiro será um mês seco e com temperaturas altas.

Depois de um janeiro que terminou com tempo instável, recheado de precipitação, episódios de vento forte com estragos na paisagem e com a passagem débil e efémera da tempestade Gloria, o que poderá acontecer em fevereiro? Para já, estamos com temperaturas muito acima da média em Portugal e grande parte da Europa.

De acordo com as previsões mensais do nosso modelo de confiança, o ECMWF, o mês de fevereiro será quente e seco em quase toda a Península Ibérica e nos arquipélagos. O organismo norte-americano NOAA antecipa o mesmo. Contudo, os modelos meteorológicos começam a revelar um cenário ligeiramente diferente do destas previsões. E porquê? Tal realidade meteorológica dever-se-ia ao chamado jet stream, ou corrente de jato que caso se desenvolva poderá apresentar ondulações muito pronunciadas.

Além desta hipotética situação, quer o organismo europeu quer o americano prevêem anomalias positivas muito significativas da temperatura em toda a Europa, enquanto que no que concerne aos níveis de precipitação, estes poderão ser substancialmente inferiores à média na parte sul do continente europeu, o que inclui o nosso país.

Basicamente, a fraca precipitação que se deverá registar é um indicativo da circulação de frentes atlânticas em latitudes muito altas, longe da geografia Ibérica. Em Portugal continental as temperaturas poderão apresentar valores de 0 ºC a 3 ºC superiores à média em todo o território. Já a precipitação será deveras escassa, apresentando anomalias negativas de até -60 mm, com destaque para a região Sul.

Tempo pode alterar-se na segunda quinzena do mês

Com um jet stream ondulado é possível que tenhamos tempo mais variável, pelo menos em parte da segunda quinzena, possivelmente na transição da terceira para a quarta semana. Para já, de acordo com as previsões mensais, a segunda quinzena terá temperaturas suaves e será pouco húmida. É possível que chova na última semana de fevereiro, mas falamos de tendência e não de previsão a esta distância temporal, porque quando ainda falta tanto tempo a incerteza dos prognósticos meteorológicos é enorme.

Ainda para mais, tal como vimos a acontecer em Espanha, 48 ou 72 horas de instabilidade são suficientes para deitar por terra estes previsões. Por lá foi o que aconteceu quando se previa um mês de janeiro seco na vertente mediterrânica, mas o que é certo é que a tempestade Gloria arrasou com essa previsão inicial.

Para já, a realidade pela Europa fora é o calor anormal para a época do ano, sendo má notícia para os amantes da neve e do frio. Em Portugal teremos várias cidades das regiões Centro e Sul a atingir os 25 ºC de temperatura máxima em pleno inverno. Pode mesmo considerar-se que estamos numa espécie de primavera precoce, ou aplicar a esta fase o peculiar termo de ‘primainverno’.